Clínica Geral

07/04/2015 09:49 - Atualizado em 17/11/2016 08:10

Saúde e tecnologia andam lado a lado: Conheça alguns apps

Aplicativos para celular e outros dispositivos ajudam a monitorar a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O avanço tecnológico já transformou as relações humanas e ampliou o acesso à informação, mas não para por aí. Saúde e tecnologia também andam lado a lado.

Hoje é possível monitorar os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, a respiração, a temperatura corporal e a glicose, tudo a um simples toque.  Com o uso de apps e dispositivos específicos, qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações e conseguir uma vida mais saudável. Saiba como.

saude e tecnologia

Aplicativos unem saúde e tecnologia

Acompanhar batimentos cardíacos, ver quantas calorias são gastas durante uma corrida e até monitorar o sono já são possibilidades oferecidas por smartphones e outros gadgets cada vez mais comuns com a ascensão da wearable techonology - ou, em português, “tecnologia vestível”.

Relógios, óculos e pulseiras eletrônicas inteligentes, com processadores próprios, unem saúde e tecnologia. Alguns aplicativos também ajudam quem procura adotar hábitos mais saudáveis. Conheça alguns deles:

Nike Running

O Nike+ Running App monitora corridas e ajuda a pessoa a atingir suas metas, fornecendo estatísticas como a quilometragem percorrida e o número de calorias gastas. Isso dá motivação para seguir com o exercício.

Ciclo

O aplicativo fornece, conforme o ciclo menstrual da mulher, a data aproximada da ovulação e do período fértil, considerando um período de 28 dias.

Glicocare

Esse é um app voltado para o acompanhamento do diabetes. Permite monitorar medidas de glicose e oferece acesso a dicas de saúde.

MyFitnessPal

Contador de calorias, esse aplicativo mantém um amplo banco de dados de alimentos e informações nutricionais.

Apple Watch

O dispositivo da Apple monitora completamente a saúde do usuário. Funções vitais, como os batimentos cardíacos, e informações sobre exercícios físicos e gasto calórico são apresentadas em forma de relatório. O relógio acompanha também o sono do usuário, por meio de sensores.

Medicina e robôs

A tecnologia facilita a vida de médicos e pacientes. A utilização de robôs na área das cirurgias, que originou o termo cirurgia robótica, já está disponível para o tratamento de diversas patologias e pode beneficiar os pacientes com a diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório.

Na cirurgia robótica, o médico manipula um robô, que faz as incisões e ressecções via um console parecido com um joystick. O procedimento é minimamente invasivo. Nos Estados Unidos, em 2011, havia cerca de mil robôs cirúrgicos em atividade. No Brasil tem um representante chamado Da Vinci, em ação desde 2008.

Gostou das dicas de saúde e tecnologia? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
aplicativos
qualidade de vida
tecnologia
smartphone

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ