Clínica Geral

27/11/2014 12:06 - Atualizado em 07/12/2016 02:28

Saúde da família depende de cuidados no dia a dia

Valorizar noites de sono e controlar alimentação são duas das dicas para manter em alta a saúde da família.

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Redação

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Se já é complicado cuidar da saúde de si mesmo, o que dizer da saúde da família como um todo? Não são poucas as casas brasileiras cujos moradores personificam três gerações de uma mesma família: do avô ao neto.

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Com tanta gente convivendo em um mesmo espaço, como garantir a saúde de cada um? Algumas recomendações e atitudes básicas podem contribuir para esse processo. Confira:

5 dicas para melhorar a saúde da família

1. Atenção à alimentação

Uma má alimentação pode estar relacionada a uma série de doenças, desde colesterol e hipertensão até obesidade e diabetes, chegando, em casos extremos, ao câncer. Abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares tende a ser um gatilho para disfunções indesejadas no organismo.

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Compreenda que os hábitos alimentares de seus filhos estão diretamente relacionados aos seus, incluindo os alimentos que são estocados na dispensa ou na geladeira. Todos sabem que o refrigerante faz mal à saúde, então por que insistir com o problema? Evite armazenar produtos que possam ser nocivos à saúde, como alimentos industrializados. Dê preferência para frutas, legumes e verduras, habituando as crianças aos alimentos naturais. Além de garantir a saúde da família, esse procedimento pode favorecer resultados positivos no futuro.

2. Valorize a noite de sono

Considerado um dos segredos para a longevidade, o sono é fundamental para adequar o relógio biológico, potencializando os benefícios do metabolismo e das atividades funcionais do organismo como um todo. Procure manter uma disciplina para que a família se recolha para os quartos até um determinado horário, evitando, assim, que os jovens durmam menos e troquem a noite pelo dia. Se for preciso, use a autoridade para impor limites, mas procure entender os desejos e as necessidades dos seus filhos.

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3. Desenvolva hábitos desportivos

Evitar o sedentarismo também é fundamental para prevenir o surgimento de doenças. Por que não fazer dessa necessidade um momento de diversão entre os familiares, estimulando a recreação em conjunto? Passeios de bicicleta costumam ser eficazes, mas outras atividades físicas também podem ser consideradas. Levar a família para se divertir em parques aquáticos, praias e praças são alternativas interessantes.

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4. Cuidado com a higiene

Cultivar hábitos higiênicos é fundamental para evitar contaminações e infecções por vírus e bactérias, garantindo a saúde da família. Procure manter a casa limpa e arejada, permitindo que os raios solares adentrem em determinados momentos do dia. Combata o mofo e os ácaros, e não esqueça de ficar atento ao lixo à qualidade da água.

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5. Nada de cigarro

Acabar com o tabagismo é fundamental para a saúde de todos, e não só da pessoa fumante. O fumo passivo é especialmente doloso às crianças. Não basta fumar em outro ambiente: as substâncias emitidas pelo cigarro tendem a ficar impregnadas na roupa de quem fuma. Além de desagradável, não é higiênico e muito menos saudável. Impeça que seus filhos sejam criados em um ambiente contaminado pela fumaça.

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Garantir a saúde da família não é fácil

É preciso compreender que não se trata de uma tarefa simples, principalmente em virtude dos diferentes hábitos de cada integrante da família. Além disso, o sistema imunológico, responsável por combater as agressões ao organismo, não é tão forte nas crianças e nos idosos como nos adultos.

No entanto, se todos abraçarem a causa e trabalharem em conjunto, o risco de doenças pode ser diminuído de forma significativa. É importante, para isso, que cada um compreenda o seu papel para o coletivo, assumindo responsabilidades específicas.

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