Clínica Geral

09/04/2016 06:00 - Atualizado em 01/01/2017 04:09

Sarna: Tire suas dúvidas sobre a escabiose

A doença, causada por um ácaro, causa coceira e lesões cutâneas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A escabiose é uma doença dermatológica que causa coceira pelo corpo e marquinhas na pele. Decorrente do contágio por ácaros, ela deve ser diagnosticada o quanto antes para que os sintomas não prejudiquem a qualidade de vida do paciente.

Pensando nisso, o Vivo Mais Saudável preparou um guia completo de informações sobre a doença, também conhecida como sarna. Descubra o que é verdade e o que é mito e, caso esteja com sintomas suspeitos, procure um dermatologista.

bebê com escabiose

Mitos e verdades sobre a escabiose

1. O parasita que causa escabiose é o mesmo responsável pela sarna canina

Mito! De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Sarcoptes scabie é um ácaro exclusivo da pele humana. Quando em contato com um paciente infectado, ele pode depositar aproximadamente 50 ovos antes de morrer. Em outros ambientes, o parasita sobrevive apenas algumas horas.

2. Os primeiros sintomas aparecem em poucos dias

Verdade! Eles surgem até quatro dias após o contato com o ácaro. As bolinhas que coçam normalmente acometem regiões como dedos, seios, axilas, abdômen, bumbum e genitais. Elas também podem surgir no couro cabeludo, na palma das mãos e na planta dos pés em crianças.

3. A coceira pode ficar mais intensa

Verdade! O prurido pode aumentar durante a noite. Esse sintoma, inclusive, facilita o diagnóstico e deve ser citado durante a consulta com o dermatologista. É importante evitar o contato das unhas com as lesões, já que os arranhões podem ser infectados por bactérias.

4. Medicamentos tópicos podem aliviar os sintomas

Verdade! Segundo a SBD, as soluções escabicidas devem ser aplicadas no corpo por até três noites seguidas. O tratamento ainda pode ser complementado com o uso de drogas sistêmicas. Vale reforçar que os produtos devem ser administrados apenas com prescrição médica.

5. Não existem exames para o diagnóstico da escabiose

Mito! O diagnóstico costuma ser clínico, ou seja, dado após uma conversa entre médico e paciente e uma análise das lesões. Em alguns casos, o dermatologista ainda pode coletar um pequeno pedaço de pele para identificar a causa da alergia.

6. Uma única dose do tratamento elimina completamente a sarna

Não é bem assim! Os ovos do parasita podem levar 15 dias para chegar à sua forma adulta. Por isso, é necessário que o paciente repita o tratamento alguns dias depois da primeira dose para que todos os vestígios do ácaro sejam eliminados do corpo.

7. Os demais moradores da casa devem passar pelo tratamento, mesmo que não apresentem sintomas

Verdade! O ácaro pode se alojar em roupas e objetos utiilizados por diversos membros da família. Sendo assim, todos os moradores da casa devem passar pelo tratamento, a fim de evitar a contaminação.

Siga o tratamento corretamente

O médico dermatologista é o especialista certo para identificar os sintomas, fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para a sarna. Jamais siga receitas caseiras ou negligencie as recomendações médicas. A medicação deve ser mantida pelo período recomendado, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Tirou suas dúvidas sobre a sarna? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros amigos preocupados com a saúde! E não se esqueça de conferir as dicas de bem-estar e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ácaro
sintomas
tratamento
coceira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ