Clínica Geral

17/11/2015 02:17 - Atualizado em 10/12/2016 12:54

Saiba quando a cirurgia de nariz é necessária

Intervenção exige cuidados tanto antes quanto depois do procedimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cirurgia de nariz, também chamada de rinoplastia, pode ter como objetivo a melhora da aparência ou a correção de alguma dificuldade respiratória. Independentemente da motivação para a procura pela intervenção cirúrgica, ela deve ser avaliada por um especialista. Tire suas dúvidas a seguir.

Quando a cirurgia de nariz é indicada

O cirurgião plástico Dr. André Colaneri comenta que a estrutura do nariz apresenta grande variação entre as pessoas, conforme etnia ou sexo, por exemplo. Ela também é muito importante para a estética facial, já que praticamente dita o contorno do perfil de alguém.

mulher medindo o nariz pra fazer cirurgia de nariz

A cirurgia de nariz para fins estéticos, segundo o especialista, deve ser realizada após a puberdade. Assim, evita-se operar uma parte do corpo que ainda esteja em crescimento rápido.

Além disso, o profissional explica que a eficácia da cirurgia também pode estar associada à correção da função respiratória. Septoplastia (correção de desvio do septo) e turbinectomia (procedimento para aliviar a congestão nasal) são indicadas para pacientes com dificuldades para respirar.

A rinoplastia possibilita mudar o tamanho do nariz, a largura do dorso nasal, a ponta, o tamanho das narinas e a assimetria ou o desvio nasal. Seja qual for o motivo, é uma decisão particular, que deve ser cuidadosamente avaliada.

Antes do procedimento, o paciente deve estar preparado para conversar com o profissional escolhido sobre as suas expectativas quanto aos resultados da cirurgia. Além disso, é fundamental ser honesto sobre o estado de saúde e qualquer condição médica, incluindo alergias, uso de medicamentos ou outros tratamentos.

Segundo Dr. Colaneri, a faixa etária mais comum que procura a rinoplastia é a das pessoas entre os 18 e os 30 anos. Esse é um procedimento considerado bastante seguro e dura entre uma e três horas. "Entre as raras complicações, podem ser citados sangramentos, infecção, dificuldade respiratória, trombose e fibrose", explica o cirurgião plástico.

Saiba Mais
Cortar pelos do nariz faz mal? Descubra
Aprenda como tratar o nariz entupido
Nariz sangrando requer calma ao socorrer

Períodos pré e pós-operatório

Após decidir pela cirurgia de nariz, o paciente passa por um check-up geral. Exames de sangue podem identificar complicadores como anemia, infecções, distúrbios de coagulação, diabetes, gravidez, entre outros. "Os cirurgiões normalmente também solicitam os exames do coração e a tomografia computadorizada para ver a estrutura do nariz", explica Dr. Colaneri.

Cerca de 30 dias antes da data da intervenção, os pacientes são instruídos a evitar qualquer medicamento anticoagulante, bem como cigarros. Exercícios de contato físico e atividades que possam causar traumas no nariz devem ser suspensos dois meses antes da cirurgia.

Já após o procedimento, segundo o cirurgião plástico, não é preciso ficar em repouso, mas se deve evitar esforço. O trabalho de escritório pode ser retomado em poucos dias, apesar do inchaço e dos hematomas. "Após dois meses, os pacientes podem voltar à prática de exercícios físicos quaisquer e também a tomar sol", afirma o profissional.

Antes de tomar a decisão de fazer a cirurgia de nariz, avalie os prós e contras. Converse abertamente com o seu médico. O importante é estar confiante sobre a sua decisão.

Você já passou por uma rinoplastia? Quais foram os resultados? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
rinoplastia
plástica no nariz
desvio de septo
cirurgia plástica

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ