Clínica Geral

05/01/2015 09:11 - Atualizado em 04/12/2016 08:00

Saiba quais são as principais doenças do sistema respiratório

Doenças do sistema respiratório podem se agravar se não diagnosticadas e tratadas a tempo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes tendo como sintoma inicial os mesmos sinais de um resfriado simples, as doenças do sistema respiratório podem gerar quadros graves de saúde e, portanto, não podem ser ignoradas. Asma, pneumonia e bronquite são problemas que ainda matam muitos brasileiros de todas as idades. Saiba identificar os sintomas e manter você e sua família saudáveis.

doencas do sistema respiratorio

Principais doenças do sistema respiratório

Asma

O processo que desencadeia a crise de asma começa quando o agente invasor se encontra nos brônquios e o corpo reage de forma defensiva exageradamente. A asma é uma das doenças que mais leva à internação de crianças de zero a seis anos.

Apesar de não ter cura, é possível adotar algumas medidas para conviver com a asma sem sofrer com as crises. Em primeiro lugar, busque identificar o que causa suas crises e mantenha-se afastado de ambientes potencialmente agressivos.

Retire cortinas e tapetes, pois são itens que podem acumular poeira. Outra boa alternativa é substituir a vassoura e espanadores pelo uso de panos úmidos. Busque ainda evitar contato com animais, não fume e pratique exercícios como a natação, que fortalece a musculatura respiratória.

Pneumonia

No mundo todo, essa é uma das doenças do sistema respiratório que mais causa mortes, especialmente de crianças. A pneumonia é uma infecção aguda nos pulmões, mas seu tratamento é simples, pois é feito por antibióticos e a melhora ocorre de três a quatro dias.

A infecção ocorre devido à invasão de algum agente irritante (bactéria, vírus ou fungo), que causa a inflamação intensa. A pneumonia que mais inspira cuidados é aquela causada por fungos, pois acomete pacientes que já têm algum tipo de doença respiratória.

Bronquite

A bronquite é mais uma das doenças do sistema respiratório que é desencadeada por vírus, bactérias ou agentes poluentes do ar. O ataque é realizado pelo agente infeccioso e resulta no acúmulo de secreção nos cílios dos brônquios, o que leva à inflamação.

A bronquite pode ser dividida em aguda e crônica, de acordo com o tempo de duração das crises. Se as crises ocorrerem de uma a duas semanas, ela é considerada aguda. Já se a duração for prolongada, por cerca de três meses ou até um período de dois anos, o quadro é de bronquite crônica.

Não existe tratamento específico para a bronquite. Entretanto, hidratação, uso de vaporizantes, analgésicos e descongestionantes ajudam nos momentos de crise.

Prevenção de doenças do sistema respiratório

Para se prevenir das doenças do sistema respiratório, fique atento às recomendações dos fabricantes de ar condicionado. O eletrodoméstico é um dos agentes causadores de doenças em razão de seu filtro acumular bactérias. Evitar mudanças buscas de temperatura também é importante.

Outras ações incluem evitar o cigarro e mesmo lugares onde se encontram pessoas fumando, assim como espaços onde há pessoas gripadas ou resfriadas. Beber água é outra ação fundamental, pois ela ajuda a diluir as secreções e a manter o organismo hidratado.

Mesmo que você siga todas essas dicas, não deixe de procurar uma unidade de saúde se perceber que está com algum dos sintomas. Cuidar da saúde é sempre a melhor medida.

Gostou das dicas de saúde para se prevenir das doenças do sistema respiratório? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
sistema respiratório
saúde
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ