Clínica Geral

19/11/2014 09:18 - Atualizado em 19/11/2016 04:22

Saiba quais as chances de cura do câncer de próstata

Descoberta precoce da doença é vital para alcançar a cura do câncer de próstata.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de próstata é uma das doenças que mais acomete homens no Brasil, sendo o segundo tumor mais comum entre eles. Para 2014, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) espera 68.800 novos casos desse tipo de câncer que, em 2011, matou 13.129 brasileiros. Não por acaso, a primeira pergunta do paciente ao médico costuma ser sobre as chances de cura do câncer de próstata.

Existe cura do câncer de próstata?

Mas afinal, essa doença tem cura? Para o oncologista clínico Celso Rotstein, consultor da Fundação do Câncer, a resposta é sim. Ele ressalta, no entanto, que isso depende de quando o câncer é descoberto. "Quanto menor e mais restrita a doença, maior a probabilidade de cura", diz.

cura-do-cancer-de-prostata

O câncer se divide em 4 estágios e, em alguns deles, o tumor já está espalhado para além da próstata. Nesses casos, as chances de vitória sobre a doença são reduzidas. Dessa forma, as possibilidades de cura do câncer de próstata dependem de diversos fatores, como o próprio estágio da doença. 

Segundo Rotstein, também é é importante que haja a correta aplicação das opções terapêuticas hoje disponíveis, que são a cirurgia, a radioterapia e o tratamento sistêmico (hormonioterapia).

Do que depende a cura do câncer de próstata

Os tratamentos realizados no paciente que busca a cura do câncer de próstata são todos voltados para a destruição das células do tumor, a fim de reduzir o seu tamanho. Quando a neoplasia já está em um estágio muito avançado, os tratamentos precisam ser muito mais agressivos, prejudicando o paciente. Além disso, algumas parte do tumor sequer serão afetadas pelas ações.

Rotstein destaca que a cirurgia e a radioterapia, são meios que podem ser empregados isolada ou sequencialmente com intuito curativo. "Tudo dependerá das características do tumor em cada paciente e também de suas condições de saúde geral", pondera.

As possibilidades de sucesso da cirurgia também dependem do avanço da doença. O mecanismo de funcionamento da cirurgia é baseado na retirada da próstata. Mas quando a neoplasia já atacou as vesículas seminais e outros órgãos anexos, a intervenção não consegue eliminar todos os focos do tumor, já que não é possível extrair todas essas estruturas.

Fato positivo para a cura do câncer de próstata são os avanços terapêuticos ocorridos nos últimos anos sobre o câncer de próstata. Conforme o médico, uma alternativa de controle da doença avançada está em uma nova classe de medicamentos de ação hormonal, que possui mecanismos de ação diferentes dos bloqueadores hormonais tradicionais, como a abiraterona e a enzalutamida.

Saiba mais sobre a doença

Da relação de dependência entre estágio da doença e cura do câncer de próstata nasce a importância da prevenção e do acompanhamento. Um homem que realiza o exame de toque retal e o de PSA com frequência e tem consultas regulares com o urologista consegue descobrir o câncer ainda em fase inicial e possui muito mais chances de cura.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e geralmente não tem sintomas, por isso o diagnóstico demora para ser feito quando o homem não mantém suas consultas em dia.

Mesmo que você não desconfie do tumor, procure um urologista e faça os exames obrigatórios. Se você tem mais de 40 anos, essa recomendação é ainda mais importante. É a partir dessa idade que aumentam os riscos de desenvolvimento dessa doença, que é conhecida como o câncer da terceira idade.

Pronto para seguir essas dicas e viver com mais saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cura do câncer
câncer de próstata
tratamento do câncer
câncer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ