Clínica Geral

23/11/2014 12:03 - Atualizado em 23/11/2016 01:30

Saiba por que é importante ter o colesterol bom elevado

Chamado de colesterol bom, o HDL ajuda a prevenir doenças ao conter o avanço do colesterol ruim.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é daqueles que sempre ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas nunca entende o motivo pelo qual o HDL e LDL levam esse apelido? Descubra nesse artigo quais são os benefícios do colesterol bom e quais atitudes você pode tomar a partir de hoje para diminuir os níveis de colesterol ruim do seu sangue.

colesterol-bom

Entenda mais sobre o colesterol bom e ruim

O colesterol é utilizado pelas células do corpo para criar as membranas celulares e hormônios esteroides, os famosos estrógeno e testosterona. Criados no fígado, apesar de importante para a saúde, quando em excesso, os níveis de colesterol podem causam problemas para o corpo humano.

Encontrados em carnes, leite e ovos, o colesterol do corpo humano é dividido em dois tipos: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade). O que os diferencia são as proteínas do sangue que os carregam pelo para todos os tecidos do corpo humano. Em excesso, o LDL pode causar o entupimento dos vasos sanguíneos. Já o HDL (colesterol bom) ajuda a diminuir a quantidade de LDL.

“Acredita-se que as lipoproteínas de alta densidade - o famoso HDL - possam absorver cristais de colesterol que estão começando a se depositar nas paredes das artérias, podendo transferir o colesterol ruim para ser devolvido para o fígado e metabolizado”, comenta a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

O colesterol ruim pode aumentar por tendências genéticas, peso acima do normal, falta de exercícios físicos, uso de cigarro e a hipertensão, sem falar do consumo de alimentos errados. Os alimentos repletos de gordura ajudam a aumentar o colesterol no sangue, podendo causar consequências ruins à saúde.

Diminua o colesterol ruim de forma natural

A forma mais eficaz de diminuir os possíveis problemas que o colesterol ruim pode trazer ao seu corpo é praticar atividades físicas, deixar de lado o hábito de fumar e apostar em alimentos saudáveis e com pouca gordura. Ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e alimentos com fibras é sempre uma boa opção e garante saúde.

Fazer o exame de sangue que identifica os valores de colesterol anualmente é uma forma de controlar os índices. É indicado que pelo menos uma vez ao ano você faça uma lista de exames que ajudarão a analisar o seu estado de saúde atual.

Valores normais de colesterol bom e ruim

Colesterol total

- Menos de 29 anos: abaixo de 200 mg/dL

- de 30 até 39 anos: abaixo de 225 mg/dL

- de 40 até 49 anos: abaixo de 245 mg/dL

- acima de 50 anos: abaixo de 265 mg/dL

Para o HDL Colesterol

- Homens: de 30 a 70 mg/dL

- Mulheres: de 30 a 90 mg/dL

Para o LDL Colesterol

- Homens e mulheres 50 a 190 mg/dL

Gosta das nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
colesterol
HDL
tipos de colesterol
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ