Clínica Geral

13/01/2015 10:14 - Atualizado em 27/11/2016 04:26

Saiba o que é psoríase e como ela se manifesta

Você sabe o que é psoríase? Conheça os diferentes tipos dessa doença de pele bastante comum.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito comum entre as doenças de pele, é preciso distinguir o que é psoríase das alergias simples. Essa doença que afeta os tecidos epiteliais é crônica, mas, ao contrário do que muitos acreditam, não é contagiosa. Ela acomete igualmente homens e mulheres.

o que e psoriase

Entenda o que é psoríase

A doença apresenta sintomas cíclicos, ou seja, que aparecem e desaparecem de tempos em tempos, sem causa conhecida. Ela está associada a problemas do sistema imunológico, questões do próprio meio ambiente e predisposição genética.

Quando as células responsáveis por defender o organismo (os linfócitos T) começam a atacar as células que formam a pele, o sistema imunológico faz com que os vasos sanguíneos se dilatem. Dessa forma, os glóbulos brancos agem para combater a infecção, aumentando a produção de células novas, o que provoca escamação na região epitelial.

Mas então, o que é psoríase? A doença aparece em forma de manchas e escamas na pele, já que as células mortas não são eliminadas com eficiência. Para isso, é necessário um tratamento.

A manifestação da psoríase

Dependendo do paciente e da manifestação, é possível identificar o que é psoríase pelos seus sintomas, que variam de acordo com cada tipo da doença.

Entre os sinais, podem estar manchas avermelhadas com escamas secas, brancas ou prateadas, pequenas manchas agrupadas, pele bastante seca e com rachaduras que podem sangrar, coceira, ardência, dor e queimação, inchaço nas articulações e unhas grossas e com caroços.

Existem alguns fatores que podem agravar a incidência da psoríase. O estresse deixa o sistema imunológico mais debilitado, aumentando a possibilidade de desenvolver a doença. Pessoas com excesso de peso e que tenham histórico familiar da doença também estão mais suscetíveis.

As condições climáticas, como o tempo frio, trazem reflexos para a pele, deixando-a mais ressecada. Já a exposição ao sol atenua os sintomas da psoríase.

O consumo de álcool e cigarro aumenta tanto as chances de desenvolver a doença, como agrava o quadro de quem já tem o problema manifestado.

Quando se consegue diagnosticar com certeza o que é psoríase, o tratamento é bastante eficaz e reduz a apresentação dos sintomas.

O que é psoríase: Conheça seus diferentes tipos

Agora que você já sabe o que é psoríase, é importante definir seus tipos e suas formas de manifestação. A psoríase vulgar se apresenta em lesões com diversos tamanhos, de cor avermelhada e escamas secas que aparecem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Na manifestação invertida, ela aparece de forma úmida, nas dobras dos joelhos e cotovelos. A psoríase gutata tem lesões menores, em forma de gotas e estão relacionadas com outras infecções. Aparece no tronco, nas coxas e nos braços.

A forma eritrodérmica da doença tem lesões em mais de 75% do corpo. No tipo ungueal, a psoríase aparece com depressões no corpo e manchas amareladas nas unhas. Manifestando-se de forma artropática, ela surge nas pontas dos dedos das mãos e pés ou nas articulações.

Na psoríase postulosa, aparecem lesões purulentas nos pés e mãos ou espalhadas pelo corpo. Por fim, a psoríase palmo-plantar, surge com fissuras nas palmas das mãos e na sola dos pés.

Gostou de saber o que é psoríase e como enfrentar a doença para ter mais saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
psoríase
doenças de pele
pele
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ