Dra. Lidiane Indiani

ESPECIALIDADE

Endocrinologia Pediátrica

ONDE ATENDE

Rua Goiás, 91, Higienópolis, São Paulo

  • (11) 3661-8440

Dra. Lidiane Indiani

Apresentação

Médica pediatra com especialidade na área da Endocrinologia com atuação principal em diabetes tanto da criança quanto do adulto. Voltada para educar em diabetes e proporcionar ao paciente não só um bom controle do diabetes como também promover uma boa qualidade de vida aos pacientes.

O que Trata

Pediatra / Endocrinopediatra / Educadora em Diabetes.

Formação Acadêmica

Pediatra - Faculdade de Medicina de Marília - 2004 Endocrinologia - Universidade de São Paulo (USP) - 2007 Educadora em Diabetes - IDF - 2010

Cargos e Títulos

Endocrinologista Pediátrica - Educadora em Diabetes.

Clínica Geral

30/05/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:59

Saiba mais sobre Diabetes

Entenda mais com a Dra. Lidiane Indiani

POR

Dra. Lidiane Indiani

  • +A
  • -A

A endocrinologista Lidiane Indiani explica o que é Diabetes, fala dos tipos existentes da doença e como tratá-los. 

1. O que é o diabetes mellitus?

Diabetes é o aumento de açúcar no sangue seja devido a disfunção parcial ou completa do pâncreas.

Faça o teste e descubra se você corre o risco de desenvolver diabetes.

2. Qual a diferença entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2?

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que devido a produção de anticorpos que destroem as células do pâncreas deixando assim de produzir insulina e metabolizar o açúcar vindo dos alimentos. 

Já o diabetes mellitus tipo 2 é uma doença que decorre da alteração de função do pâncreas na produção de insulina e consequente metabolização do açúcar parcialmente, ou seja, o pâncreas não deixou de funcionar, tem horas que ele funciona adequadamente outras não; decorrente de estilo de vida inadequado, não prática de atividades físicas e que pode ou não apresentar história de diabetes na família.

Pratique atividades físicas e ajude a controlar o diabetes tipo 1 e previna-se do tipo 2.

3. Quais as consequências se a Diabetes não for tratada de forma adequada?

Seja o diabetes mellitus tipo 1 ou 2 o seu tratamento não adequado pode trazer algumas complicações a médio e longo prazo no corpo, são elas perda parcialmente ou total da visão; disfunção renal e até falência do rim necessitando assim de hemodiálise e até a diminuição ou perda de sensibilidade dos nervos, o que chamamos de neuropatia periférica, que temos como consequência ferimentos nas pernas ou pés pela não sensibilidade que pode evoluir até para amputações não só pela diminuição da sensibilidade como também pela dificuldade de chegar ao local do ferimento que gera uma necrose da pele local e consequente amputação.

Vivo Cuidados com Diabetes: Dicas semanais para você cuidar da saúde. 

4. Quais são os métodos em estudo para a busca da cura da Diabetes?

Atualmente temos vários estudos não só para a cura como também tornar o tratamento do diabetes menos doloroso e invasivo. Quando em tratamento menos invasivo falamos de medida do açúcar no sangue sem precisar de agulha e até estudos com insulina oral. Já com relação a cura podemos falar em vacina contra o diabetes e estudos com células tronco que visam produzir novas células e funcionamento do pâncreas de uma maneira adequada.

A cura do diabetes está no futuro, mas a prevenção você pode começar já: Saiba mais sobre alimentação saudável aqui.

5. Quais os riscos do diabetes gestacional para a mãe e o bebê?

Quando falamos em diabetes gestacional nos referimos a uma disfunção do pâncreas decorrente do hábito alimentar inadequado durante a gestação com um maior ganho de peso e consequente alteração no açúcar do sangue. O risco para a mãe deste aumento do açúcar no sangue se não adequadamente controlado são complicações mais graves e precoces ( retinopatia, nefropatia e neuropatia ) devido as grandes variações glicêmicas no período gestacional. Já para o bebê a principal complicação são as hipoglicemias ( baixo açúcar no sangue ) ao nascimento em decorrência de um ganho bastante grande de peso no período gestacional que decorre das glicemias elevadas da mãe.

Antes, durante e depois: Saiba tudo sobre Gravidez e Filhos e acompanhe sua gestação semana a semana.

Gostou das dicas? Fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, dicas e entrevistas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ