Clínica Geral

17/02/2015 01:44 - Atualizado em 30/11/2016 11:22

Saiba identificar os diferentes tipos de dengue

Com os mesmos sintomas, os diversos tipos de dengue se diferenciam pela gravidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dengue é causada por um arbovírus. A transmissão acontece apenas pela picada do mosquito Aedes aegypti, não sendo possível contrair a doença pelo contato com pessoas infectadas. Existem quatro tipos de dengue, cada um com graus diferentes de intensidade. Entenda.

tipos de dengue

Entenda o que é dengue

Os casos de dengue ocorrem principalmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor. As epidemias geralmente acontecem no verão, durante ou depois de períodos com bastante chuva.

O Ministério da Saúde considera a dengue como um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, sendo estimados mais de 50 milhões de casos de infecção por ano. Essa é a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo, tornando-se a principal arbovirose que afeta o ser humano.

Existem quatro tipos de dengue reconhecidos, que causam os mesmos sintomas às pessoas infectadas. A diferença é que, cada vez que uma pessoa pega um dos vírus, ela não pode mais ser infectada por essa variação. Ou seja, uma pessoa só pode contrair dengue quatro vezes na vida.

O problema é que, a cada reincidência, os sintomas se manifestam com mais gravidade.

Os sinais aparecem subitamente e de forma mais leve, parecendo uma gripe. Nessa fase, a doença é chamada de dengue clássica e dura de cinco a sete dias. A pessoa infectada tem febre alta, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal.

Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e causar alterações na coagulação sanguínea. No início, é igual à dengue clássica, mas, após o terceiro ou o quarto dia, surgem hemorragias devido ao sangramento de vasos na pele e de órgãos internos. As hemorragias podem ser nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Tipos de dengue

Os tipos de dengue mais comuns e predominantes são DENV1, DENV2 e DENV3. Em 2010, foi identificado um quarto tipo, chamado então de DENV4. Os primeiros casos desse novo tipo surgiram na Região Norte do Brasil, mas logo depois a variante se espalhou rapidamente para outras localidades do país.

O vírus da dengue é o mesmo entre os tipos, mas com quatro variações. Os sintomas apresentados são aparentemente iguais. A diferença está no problema provocado pelo vírus 4, que traz prejuízos mais severos para o sistema imunológico do corpo humano.

A circulação dos quatro tipos de dengue é simultânea, aumentando as chances de contaminação. Esse é um dos principais motivos pelo quais os níveis de transmissão estão tão altos atualmente. Quanto mais variações do vírus, mais pessoas são contaminadas, pois podem contrair a doença mais de uma vez.

Tratamentos para os diferentes tipos de dengue

Não existe tratamento específico para os diferentes tipos de dengue, e nenhuma vacina foi desenvolvida para combater a doença. Os tratamentos disponíveis apenas aliviam os sintomas e evitam que eles piorem e causem um caso mais grave.

Uma pessoa infectada deve ingerir muito líquido - como água, sucos, chás e soro caseiro - para hidratar e limpar as impurezas do organismo.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vírus
dengue
sintomas
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ