Clínica Geral

26/01/2015 01:32 - Atualizado em 02/12/2016 11:51

Saiba como tratar gengivite de forma eficaz

Fazer uma limpeza bucal profissional é uma das formas de como tratar gengivite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gengivite é a inflamação da gengiva, podendo causar desconforto, inchaço, vermelhidão, sangramento e, em casos mais graves, mau hálito e retração gengival. Evitar o problema exige alguns cuidados básicos de higiene, e existem métodos de como tratar gengivite que podem ser feitos até mesmo em casa, quando ela está nos estágios iniciais.

como tratar gengivite

O que é gengivite

A gengivite começa simples, como apenas uma inflamação da gengiva, mas que pode se agravar e comprometer um ou mais dentes. Ela é causada principalmente pela placa bacteriana, que fica na superfície dos dentes e entra contato com o sulco gengival quando a higiene da boca não é realizada corretamente.

Se não for tratada logo quando surge, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença, que compromete todos os tecidos ao redor dos dentes. Ela provoca a reabsorção óssea, a retração da gengiva e, por fim, a perda dos dentes. Por isso, é importante buscar maneiras de como tratar gengivite desde os seus primeiros sinais.

Entre as causas do problema, a mais comum é a falta de higiene bucal adequada, com decorrente acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outros fatores que contribuem para o aparecimento da gengivite são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro e alguns medicamentos.

Problemas como herpes labial, diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia e hipovitaminose também podem estar associados ao problema.

Além disso, alterações hormonais podem provocar casos de gengivite em fases específicas da vida. Como tratar gengivite na puberdade, na menstruação, na gestação ou na menopausa? Com acompanhamento odontológico e cuidados de higiene bucal redobrados.

Veja como tratar gengivite

O primeiro passo para saber como tratar gengivite é consultar um profissional dentista. Ele irá identificar a gravidade do problema e indicar a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

Geralmente, quando a gengivite está nos primeiros estágios, o odontologista faz uma higienização profunda nos dentes e boca para eliminar o sarro e a placa. Com isso, a doença já é facilmente revertida.

Além da limpeza no consultório, o dentista pode indicar ainda alguns produtos para ajudar a melhorar as gengivas. É recomendado fazer a higiene bucal com uma pasta de dentes específica e com líquido especial para enxaguar a boca duas vezes ao dia, acabando assim com as bactérias e a cicatrizando possíveis feridas.

Como tratar gengivite: Prevenir é melhor

Além de saber como tratar gengivite, é importante procurar evitá-la. A maneira mais eficiente de prevenir problemas nas gengivas e dentes é fazendo a higienização regularmente. Depois de cada refeição, é indicado fazer a escovação e usar fio dental corretamente.

Manter uma boa saúde bucal vai ajudar a evitar que a placa se forme e cause a gengivite. Outra dica ainda é consultar um dentista periodicamente, para que qualquer problema seja identificado e tratado antes que se agrave.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde bucal
tratamento
prevenção
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ