Clínica Geral

10/06/2015 09:26 - Atualizado em 01/12/2016 01:48

Saiba como prevenir a dengue sem sair de casa

Deve-se evitar o nascimento de mosquitos da dengue eliminando focos de reprodução dos insetos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 2015, já foram registradas mais de 240 mortes causadas pela dengue no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 234%. Por isso, é preciso adotar medidas que começam em casa, sabendo como prevenir a dengue.

A doença pode se apresentar em formas mais leves ou causar complicações graves à saúde, como quadros de hemorragia que podem levar o doente ao óbito. Para evitar esses casos, o tratamento deve começar logo nos primeiros sinais do problema.

como prevenir a dengue

Saiba como prevenir a dengue

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, feita pelo IBGE, divulgou que 10,4% da população, ou 20,8 milhões de pessoas, declararam ter tido dengue diagnosticada por um médico alguma vez na vida. Segundo o Ministério da Saúde, nos cinco primeiros meses de 2015, o Brasil registrou 846 mil casos de dengue, um aumento de 155% em comparação com o mesmo período de 2014.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus causador da patologia. O inseto se prolifera rapidamente e utiliza a água parada para fazer a reprodução. Um ovo costuma atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias, podendo contaminar até 300 pessoas em 45 dias de vida.

Considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, a dengue se divide em quatro tipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço, dores musculares, dores nas articulações, náuseas e vermelhidão no corpo, com duração entre cinco e sete dias, podem indicar um caso de dengue.

Dicas de como prevenir a dengue

A principal maneira de prevenir a dengue é evitar o nascimento de novos mosquitos, pois ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. É preciso conscientizar todas as pessoas a eliminar os lugares que os insetos utilizam para a reprodução, não deixando água parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica mais importante é manter caixas d’água, barris, tambores, tanques, cisternas e outros locais que armazenam água devidamente fechados. Além disso, não deixe água parada em vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas ou pneus.

O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo pode ficar ativo e atingir a fase adulta. Por isso, para prevenir a dengue, é importante eliminar a água e lavar os recipientes com sabão para evitar que os ovos permaneçam ali.

como prevenir a dengueEm casos de epidemia, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas. Instituições fazem ações para eliminar os focos com ovos do inseto.

como prevenir a denguePorém, a maioria desses produtos é tóxica e, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias.

Uma maneira mais simples de como prevenir a dengue, principalmente se a pessoa mora em lugares de risco, é utilizar repelentes para se proteger. É preciso verificar se os produtos possuem ação contra o Aedes Aegypti.

Sugestão: Repelente Exposis Gel (na Vivo Farmácia).

Sugestão: Repelente Exposis Extreme Spray (na Vivo Farmácia).

O que você faz para prevenir a dengue? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Aedes aegypti
tipos de dengue
sintomas da dengue
repelente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ