Clínica Geral

19/11/2015 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 12:44

Saia da lama! Veja os perigos do contato para sua saúde

Passar lama no rosto para hidratar a pele é mito. A infectologista Daniela Lamas mostra os prejuízos que podem acarretar para sua saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Brincar na lama pode ser divertido, mas muito perigoso. Em contato com ela podemos contrair diversos tipos de doença. O Vivo Mais Saudável conversou com a infectologista do Hospital Leforte, Daniela Lamas para tirar suas dúvidas:

1. Quais são os riscos que a lama pode trazer para o ser humano?

O maior risco é a qualidade da água. A lama não é o problema, mas uma água contaminada pode levar a diarreia e as pessoas terem os vômitos e adquirir a hepatite A. O mosquito da dengue não se reproduz em lama. O importante é manter a qualidade da água mesmo.

2. Como podemos tratar?

A hepatite A não tem remédio específico, assim como outros vírus que causam diarreia. Infelizmente, você deve procurar o serviço médico para hidratação adequada e remédios para dores abdominais, enjoos, agora se for diarreia para bactéria, deve haver critérios para entrar com antibiótico.

3. É correto usar a lama para higienização da pele?

A lama não higieniza, ela só suja. As pessoas devem ter ciência de que a lama não traz benefícios para o corpo. Tudo isso é mito.

Saiba Mais
Mal invisível: Entenda o que é a infecção viral
Chance de infecção hospitalar é alta para bebês. Veja como prevenir
Infecção alimentar: Saiba notar os perigos

4. A partir do primeiro contato, o que devo fazer?

Você tem que agir como se fosse água contaminada, ver se você não vai ter diarreia ou vômito, e claro, caso ocorra isso, é importante ir ao médico. 

Fique ligado!

Como se prevenir do contato da água contaminada:

1. Toda água para consumo deve ser primeiramente filtrada com coador de papel, pano limpo ou um filtro doméstico;

2. Em seguida, a água deve ser fervida. Somente com a fervura da água, serão eliminados vírus, bactérias e parasitas causadores de doenças. Caso não seja possível ferver a água, recomenda-se utilizar água sanitária: para cada litro de água, adicione 2 (duas) gotas de água sanitária e deixe descansar por 15 minutos;

3. Mantenha os recipientes para armazenamento de água sempre limpos e bem fechados.

Qual assunto que você deseja ver no Vivo Mais Saudável? Deixe seu comentário.

TAGS
lama
água contaminada
infectologista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também