Clínica Geral

07/05/2015 09:34 - Atualizado em 06/12/2016 03:24

Respiração incorreta pode comprometer a simetria facial

Respirar apenas pela boca traz riscos à saúde e pode interferir nas medidas do rosto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Respirar é uma função vital e fazer isso de maneira incorreta pode acarretar uma série de consequências ao corpo humano. Entre elas está o comprometimento da simetria facial, especialmente quando a respiração oral (respirar apenas pela boca) é desencadeada.

A fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi esclarece que a respiração nasal é caracterizada como o modo fisiológico e adequado de respiração. Quando há algum tipo de obstrução ou impedimento de via área, o ser humano tende a respirar mais pela boca. Porém, se isso for feito de forma contínua, pode modificar as estruturas que compõem a face.

simetria facial

Simetria facial é o termo que descreve um rosto com medidas harmônicas, comparando os lados esquerdo e direito. Em muitas culturas, ter um rosto simétrico é sinônimo de beleza. Para saber se você possui simetria ou não, é preciso fazer uma série de cálculos e técnicas para obter os resultados.

Os riscos da respiração incorreta

Distúrbios no crescimento dentofacial ou postural, na sucção, na mastigação, na deglutição, na fala e na voz são alguns dos danos que podem ser causados pela respiração incorreta.

“A respiração oral é uma patologia frequente na infância, na adolescência e na fase adulta. Possui etiologia multifatorial. Além disso, ela pode ser classificada como respiração oral obstrutiva e não obstrutiva”, aponta Patricia.

A respiração oral obstrutiva ocorre quando há impedimento mecânico à passagem de ar pelas vias aéreas superiores. Já a não obstrutiva, ou viciosa, está relacionada a hábitos orais prolongados, alterações musculares, edema transitório da mucosa nasal, obstrução reparada nas vias aéreas, entre outros fatores.

Simetria facial afetada

Pessoas que apresentam respiração oral podem ter alterações na simetria facial, acentuando mais determinado lado do rosto ou outros traços.

Outras características causadas são anteriorização da cabeça, face estreita e alongada, lábios abertos ou entreabertos e ressecados, lábio superior curto e hipofuncionante, lábio inferior com eversão e volumoso e língua hipotônica e rebaixada.

“Além disso, o indivíduo pode apresentar musculatura orofacial hipotônica, nariz achatado com narinas pequenas, protrusão dos dentes superiores e rotação do ângulo da mandíbula no sentido horário”, comenta a fonoaudióloga.

Outras consequências da respiração pela boca são o cansaço constante e a dificuldade de concentração. Em casos mais complexos, pode haver, inclusive, diminuição da memória.

Além dos traços físicos e diferenças na simetria facial causados pela condição, é possível identificar o problema de outras formas. Se a pessoa dorme com a boca aberta, baba no travesseiro ou tem ronco e apneia, é possível que tenha se habituado a respirar pela boca.

O ideal é procurar um profissional especializado para receber o tratamento adequado. Um otorrinolaringologista poderá identificar se há ou não alguma obstrução e o que pode ser feito para melhorar a respiração nasal.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rosto
beleza
respiração
boca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ