Clínica Geral

05/11/2014 07:29 - Atualizado em 27/11/2016 11:30

Raio-X da doença: Entenda o que é câncer de próstata

Você sabe o que é câncer de próstata? Descubra como uma vida saudável pode combater a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de próstata é um dos tipos de tumor mais frequentes em homens acima de 50 anos.
Em cada 10 casos de câncer que atingem a população masculina brasileira dessa faixa etária, cerca de 4 são de próstata.

Entre os principais fatores de risco da doença, estão o histórico familiar, alterações hormonais e ambientais, maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. Para saber como se prevenir, é preciso entender o que é câncer de próstata.

Saiba o que é câncer de próstata

A próstata é uma estrutura bem pequena que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela fica entre a uretra e o tubo que transporta a urina para fora do corpo. O tumor desenvolvido no local pode crescer lentamente e não apresentar sintomas, mas também pode ser mais agressivo e se espalhar rapidamente para outras partes do corpo. Os tumores de próstata que são diagnosticados logo quando surgem, têm chances muito maiores de cura no tratamento.

o-que-e-cancer-de-prostata

Causas e fatores de risco

Não existe uma causa específica comprovada para o câncer de próstata. Mas alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento de tumores na região. Os principais que podem ser citados são:

- Dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas

- Aumento considerável nos níveis de testosterona

- Idade avançada, pois esse câncer é mais comum em homens acima de 65 anos de idade

- Histórico familiar de câncer de próstata

- Obesidade ou sobrepeso.

Sintomas e diagnóstico do câncer de próstata

Grande parte dos casos de câncer de próstata cresce devagar e, com isso, os pacientes não demonstram sintomas. Quando ele está em estágios mais avançados, pode apresentar sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e hematúria (presença de sangue na urina).

O primeiro passo para fazer o diagnóstico da doença é saber o que é câncer de próstata e a importância de se prevenir. Com isso, as pessoas tem consciência da gravidade de não fazer os exames preventivos e de descuidar da saúde.

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser sinalizado através de dois tipos de exames: o exame físico, conhecido como toque retal, e o exame laboratorial, que mede a dosagem de uma proteína do sangue (PSA). Qualquer alteração encontrada em um dos exames é um sinal para fazer outros, e confirmar se existe um tumor no local.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os exames preventivos sejam feitos uma vez por ano, após os 45 anos, sendo antecipado para 40 anos caso o homem tenha histórico familiar da doença.

Como se prevenir

Agora que você já sabe o que é câncer de próstata, o ideal a fazer é cuidar da saúde e ficar atento a qualquer sinal incomum. A melhor forma de se prevenir contra a doença é ter uma vida saudável e fazer os exames preventivos regularmente. É recomendado praticar atividades físicas com frequência, ingerir pouca gordura animal e grande quantidade de vegetais, como verduras, legumes e frutas.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
próstata
câncer de próstata
prevenção do câncer
tratamento do câncer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ