Clínica Geral

22/07/2014 03:00 - Atualizado em 04/12/2016 09:48

Quer fazer tatuagem? Descubra como se preparar

Se não houver cuidados antes e depois do procedimento, saúde da pele pode ser comprometida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Descobrir finalmente qual desenho ou frase você quer marcar para sempre no seu corpo com uma tatuagem é um momento de empolgação. Mas a escolha da arte não é a única coisa com a qual você deve se preocupar antes de deixar o tatuador fazer o trabalho.

Como se preparar para uma tatuagem

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A tatuagem exige algumas medidas de atenção - e não apenas depois de feita. Você sabe quais são todos os cuidados necessários antes de fazer uma tatuagem?

Confira as nossas dicas para manter a saúde da pele e obter o melhor resultado:

Escolhas

Não escolha o tatuador como quem escolhe a marca do macarrão no supermercado. O motivo é óbvio, mas nunca é demais relembrar: se você não gostar do resultado, vai ser muito complicado e custoso arrumar.

Depois de escolher com muita calma o desenho – nada de nome de namorado(a), pois o relacionamento pode acabar –, procure um tatuador que tenha boas referênciasObserve as tatuagens de seus amigos, veja se você gostou do resultado e pergunte a eles se no processo ocorreu tudo certo e se o local é higiênico. O dinheiro, nesse caso, não é o mais importante. Quando já tiver em mente quem será o seu tatuador, converse com ele e tire quaisquer dúvidas que tiver.

Dor

Sentir dor ou não vai depender muito de pessoa para pessoa, e também do local onde o desenho será feito. Geralmente, as partes do corpo onde mais dói são as virilhas, pés, tornozelos, mãos, costelas, cabeça, rosto, pescoço, atrás da orelha, axilas, peito, zona inferior das costas, espinha dorsal e próximo aos órgãos genitais.

Não tente se autoanestesiar tomando algum tipo de droga ou analgésico, pois o efeito poderá ser pior. Pergunte ao tatuador quanto tempo a sessão deve demorar e tenha paciência.

Peso

Se você está muito longe da sua condição física normal, evite fazer a tatuagem. Caso contrário, pode haver deslocamento do desenho. Se você engordar ou ganhar muita massa muscular, a pele vai esticar e a tatuagem pode ter uma pequena deformação. Se você emagrecer, pode haver uma certa flacidez na pele que também modificará o desenho. Portanto, se você tem uma dieta milagrosa em mente ou planeja ganhar músculos na academia, faça-o antes da tatuagem.

Depois da tatuagem

Feita a tatuagem, ouça com muita atenção as orientações do tatuador. O maior cuidado que você deverá ter é quanto à limpeza da área do desenho, que vai evitar infecções. Antes de usar a pomada e trocar o filme plástico que isolará a tatuagem, lave a região com sabonetes antissépticos. Essa higienização pode ser feita durante o banho – sem o uso de buchas, é claro. O filme deve ser trocado de três em três dias, até que a cicatrização esteja completa.

Evite expor a tatuagem ao sol antes da cicatrização. Isso porque ele pode interferir nesse processo e também na fixação dos pigmentos. Contenha a vontade de exibir o seu desenho – cubra-o com roupas ou então passe filtro solar para bebê, produto que tem menos chance de causar uma reação alérgica no local.

E aí, já escolheu a sua ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

TAGS
desenhos na pele
aonde tatuar
dicas de tatuagens

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ