Clínica Geral

06/11/2014 04:26 - Atualizado em 02/12/2016 05:23

Pré-diabetes: Como evitar que a doença se confirme

Mudança no estilo de vida, atividade física e cuidados com alimentação são vitais no pré-diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Porta de entrada para o diabetes mellito, o pré-diabetes representa um pedido de socorro do organismo, espécie de alerta de que ele está com dificuldades em gerenciar o nível de açúcar no sangue - e que a situação tende a se agravar.

A condição atinge 310 milhões de pessoas em todo o mundo. A maioria delas, por falta de diagnóstico precoce ou dificuldade em alterar o estilo de vida, pode se tornar efetivamente diabética na próxima década.

pre-diabetes

Saiba o que é o pré-diabetes

O pré-diabético demonstra aumento anormal dos níveis glicêmicos (teor de glicose acima de 100 miligramas por decilitro de sangue), mas não ultrapassa o limite de 125 mg/dL, que caracteriza o diagnóstico de diabetes. O índice aponta uma disfunção do pâncreas e, nessa fase, tecidos como os dos olhos e dos rins já podem ser prejudicados.

O pré-diabetes surge quando as células apresentam dificuldade para absorver a glicose do sangue, ainda que o pâncreas esteja produzindo boas quantidades de insulina.

Os principais fatores que levam à condição são sedentarismo, alimentação inadequada, idade avançada, hereditariedade e sobrepeso. Também oferecem risco a hipertensão, o excesso de triglicérides, a síndrome dos ovários policísticos, casos da doença na família e bebês que nascem com peso acima da média.

Sintomas do pré-diabetes

Os portadores de pré-diabetes com propensão ao tipo 2 da doença, muitas vezes, não percebem sinais de forma clara. Reside aí a importância de realizar exames preventivos regulares, sobretudo quem pertence a algum grupo de risco.

Suspeite se você tem sentido muita vontade de urinar (principalmente à noite), tomar muita água e se come bastante e ainda assim continua emagrecendo. Também fica alerta se apresentar infecções recorrentes na pele e nas unhas, disfunção erétil, visão turva ou se cansa facilmente.

Feridas que demoram a cicatrizar (em especial nos membros inferiores) e distúrbios cardíacos e renais também podem ser sintomas.

Metade das pessoas com pré-diabetes, quando não tratadas adequadamente, tornam-se diabéticas em poucos anos após a descoberta. Os prejuízos vão desde alterações na circulação sanguínea e comprometimento das funções renais até doença coronariana, ocular e dos nervos.

diabetes

Diagnóstico e tratamento

A elevação nos níveis de glicose é detectada com base no exame de glicemia, realizado em jejum de 8 a 12 horas. Podem complementar o diagnóstico o teste de sobrecarga oral de glicose e o A1C, que informa a quantidade média de açúcar na corrente sanguínea nos últimos meses.

Quanto mais cedo detectada o pré-diabetes, maiores são as chances de impedir que a condição evolua para diabetes. A partir do diagnóstico, tudo depende da sua disposição em realizar mudanças no estilo de vida e de fazer escolhas saudáveis na hora de se alimentar.

Aposentar o sedentarismo é uma das primeiras medidas. Cerca de três horas de atividade física moderada (caminhada, por exemplo), aliada a uma perda pequena no peso corporal, podem reduzir bastante a possibilidade de desenvolver diabetes melittus. Ao controlar sua glicemia, você também previne doenças cardiovasculares, como angina e AVC.

Quanto à dieta, priorize o consumo de cereais integrais e frutas, preferencialmente as ricas em antioxidantes (o limão, em especial). Aposte também em legumes, verduras e leguminosas, ingira água de boa qualidade (pH igual ou superior a 7, com poucos minerais) e adote algumas ervas em forma de chá ou cápsulas fitoterápicas.

É necessário abandonar o tabagismo e o alcoolismo, além de manter sob controle a pressão arterial e o colesterol. Evitar carnes vermelhas e latícinios contribui bastante nesse sentido.

Agora que você já sabe mais sobre a doença, que tal responder algumas perguntas em um teste sobre o risco de diabetes? Não esqueça de deixar um comentário e acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ