Clínica Geral

23/12/2014 03:30 - Atualizado em 14/11/2016 10:02

Passou da conta? Aprenda como curar ressaca em 5 dicas

Para quem exagera na bebida, aprender como curar ressaca ajuda no dia seguinte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na hora da festa, um copo de bebida alcoolica pode ser uma companhia agradável. Ele mata a sede e ainda tira a inibição, fazendo com que as pessoas curtam mais o momento. Mas, no dia seguinte, essa ideia pode não parecer mais tão agradável. Quando os drinques saem de cena, aparecem a dor de cabeça, as náuseas e aquela sensação de que não tem como curar ressaca.

Por isso, confira agora alguns truques para você se livrar dessas sensações desagradáveis que servem de companhia para quem exagerou na dose:

Como curar a ressaca em 5 passos

Água

O consumo excessivo de álcool e as horas de curtição fazem com que você sue e urine muito, perdendo boa parte do líquido que possui no corpo. Além disso, os órgãos usam muita água para sintetizar o álcool. A desidratação causa a sensação de fraqueza e boca seca. Beber muita água gelada é um dos melhores métodos de como curar ressaca.

Chá

Há quem diga que o café forte é a melhor forma de como curar ressaca, mas a cafeína pode ser muito maléfica para o organismo, já que é ácida e atinge o estômago e o fígado. Prefira os chás calmantes, que lavarão o organismo e acalmarão as paredes dos órgãos, irritadas pelo álcool. Erva doce, cidreira, capim limão, camomila e macela são alguns dos melhores.

Analgésico

Nada é mais clássico em um dia de ressaca do que a dor de cabeça que insiste em atormentar. Para isso não há outro jeito. Esteja munido de muitos analgésicos para diminuir a dor constante. Mas evite tomar remédios à base de paracetamol. Eles afetam muito o fígado, que já estará debilitado pela quantidade excessiva de bebidas alcoólicas ingeridas.

Sono

O cansaço do corpo, causado pela desidratação e pela horas de folia da noite anterior, é uma das piores sensações do dia seguinte. Dormir é a melhor fórmula de como curar ressaca. Você descansa o corpo, relaxa e ainda deixa o corpo trabalhar durante horas para eliminar e sintetizar o álcool. Quando acordar, a sensação já será bem melhor.

Banho

O banho gelado também ajuda a curar o que restou da bebedeira. A água gelada ativa a circulação sanguínea e aumenta a pressão arterial que fica baixa devido a alta quantidade de álcool contida no sangue. Com um bom banho, a sensação de cansaço do corpo e as dores podem se transformar rapidamente em bem estar.

Como curar a ressaca: refrigerante de limão

Há quem escolha os refrigerantes de cola para dar uma aliviada no enjôo estomacal causado pela ressaca, mas uma pesquisa realizada pela Universidade Sun Yat-Sem, da China, descobriu que o melhor método de como curar ressaca é bebendo refrigerante de limão. Os cientistas estudaram o processo de metabolização do álcool no organismo humano nas horas após a ingestão.

O resultado foi a descoberta de que as sensações da ressaca passam quando o etanol, transformado em acetaldeído, se transforma novamente e vira acetato. Esse processo é controlado pela enzima ALDH. O refrigerante de limão, quando ingerido, tem ação direta sobre essa enzima, aumentando o estoque dela no corpo. Com mais ALDH, mais rápido somem os efeitos da bebedeira.

Curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bebida alcoolica
álcool
saúde
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ