Clínica Geral

22/10/2015 03:25 - Atualizado em 30/11/2016 02:23

Passo a passo: Lavar as mãos ajuda a prevenir doenças

Pesquisa identifica que apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente após irem ao banheiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Antes das refeições, depois de usar o banheiro e sempre que chegar da rua. Esses são os momentos do dia em que você deve lavar as mãos. O hábito ensinado desde a infância ajuda a prevenir doenças infecciosas.

Porém, apesar de essencial para a saúde, muitas pessoas não têm esse costume. Uma pesquisa realizada pela Michigan State University, dos Estados Unidos, constatou que apenas 5% dos 3.749 participantes higienizam corretamente as mãos após irem ao banheiro. Saiba quais são as consequências disso e descubra se você lava as mãos da maneira certa.

pessoa que sabe lavar as maos

Por que lavar as mãos é importante

De acordo com o médico infectologista Marcelo Gonçalves, do Hospital Caxias D’Or, em Duque de Caxias-RJ, a medida evita uma série de doenças parasitárias intestinais. Ela também previne a transmissão de micro-organismos responsáveis pela conjuntivite.

Para os pequenos, o cuidado deve ser redobrado. “As crianças, de forma geral, são mais suscetíveis às gastroenterites, por isso é muito importante manter suas mãozinhas limpas”, alerta o médico.

A transmissão de bactérias e outros parasitas pode acarretar diarreias, vômitos, gripes e resfriados. Além desses problemas, casos de hepatite e até de meningite são possíveis devido à má higiene. Os germes normalmente são transmitidos a partir do toque direto ou do contato com objetos contaminados, portanto é essencial lavar as mãos.

Saiba Mais
Descubra as causas e aprenda como controlar o suor nas mãos
Conjuntivite bacteriana é doença comum no verão
Veja dicas para proteger seu filho de 5 doenças bacterianas

Como lavar as mãos corretamente

O procedimento, de acordo com o infectologista, não se resume a molhar e esfregar. "É importante as pessoas saberem que lavar as mãos tem que ser como escovar os dentes. Assim como os dentes têm várias faces que precisam ser limpas de todos os ângulos, as mãos também têm vários detalhes e precisam ser limpas em todos os cantos”, explica.

Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o recomendado é que as mãos sejam limpas de forma vigorosa por aproximadamente 20 segundos com o uso de água e sabão. A seguir, veja quais são os dez passos indispensáveis para lavar as mãos da maneira certa.

1. Umedeça as mãos com água corrente

2. Passe sabonete em quantidade suficiente nas duas mãos

3. Ensaboe as palmas, esfregando-as entre si

4. Esfregue a palma de uma das mãos contra o dorso da outra e vice-versa

5. Friccione todos os dedos, entrelaçando-os e esfregando o espaço entre eles

6. Limpe o dorso dos dedos de uma mão com a palma da outra e vice-versa

7. Esfregue um polegar com a palma da outra mão e vice-versa

8. Friccione a palma de uma mão com os dedos e as unhas da outra, repetindo o procedimento com a outra

9. Enxague bem as mãos evitando tocar na torneira

10. Caso esteja em um ambiente público, feche a torneira com a mesma toalha de papel usada para secar as mãos.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
higiene
bactérias
infecção
contágio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ