Clínica Geral

25/05/2015 07:20 - Atualizado em 10/12/2016 05:23

Parasitas causam diversas enfermidades: Evite o contágio

As formas de transmissão, os sintomas e os tratamentos variam de acordo com a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os parasitas, geralmente protozoários, são causadores de uma série de doenças. As formas de transmissão, os sintomas, as complicações para o organismo e os tratamentos variam de acordo com a patologia.

Seguindo algumas dicas básicas, é possível diminuir as chances de transmissão por parasitas e prevenir complicações para o organismo. Cuidados com a higiene dos alimentos e proteger-se em alguns ambientes específicos, por exemplo, são fatores fundamentais. Saiba por quê.  

parasitas

Principais doenças causadas por parasitas

Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a própria sobrevivência, prejudicando o organismo hospedeiro. Algumas das principais doenças causadas por eles são amebíase, doença de Chagas, giardíase, malária, toxoplasmose, balantidiose, tricomosíase, leishmaniose e cisticercose.

A amebíase é uma das mais comuns, causada pelo parasita Entamoeba histolytica. O contágio ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados, que entram no organismo humano e causam disenteria aguda com muco e sangue nas fezes, náuseas, vômitos e cólicas intestinais.

Já a doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro, um inseto encontrado em várias partes do Brasil. Após picar a pele, ele libera suas fezes, causando coceira e fazendo com que o parasita Trypanosoma cruzi chegue à corrente sanguínea e se fixe no coração. A doença tem evolução lenta, caráter crônico e pode ocasionar a morte por insuficiência cardíaca progressiva.  

A giardíase é causada pelo protozoário Giardia lamblia, presente em alimentos e na água contaminada. Essa doença leva à diminuição da absorção de nutrientes pelo sistema digestivo, podendo ocasionar desnutrição. Tem como sintomas cólica, náuseas, diarreia e irritabilidade.

Uma das mais conhecidas é a malária, transmitida pelo mosquito Anopheles, que possui em seu organismo parasitas do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros.

Já a toxoplasmose é transmitida pela urina de animais domésticos que possuam em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. Pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, manchas vermelhas na pele e aparecimento de ínguas. Gestantes devem ter cuidado redobrado, pois a doença pode causar complicações sérias para o bebê.

parasitas

Dicas para prevenir o contágio

Como as formas de transmissão das doenças são diversificadas, para prevenir o contágio por parasitas é indicado seguir algumas dicas gerais.  

- Ingerir apenas alimentos bem lavados ou cozidos

- Lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro

- Construir fossas e redes de esgotos para as residências

- Beber apenas água filtrada ou fervida

- Usar preservativo em todas as relações sexuais

- Manter a vacinação em dia

- Usar inseticidas e repelentes em áreas de risco para o desenvolvimento de mosquitos transmissores

- Substituir as casas de barro e madeira por outras de tijolos, que não tenham frestas onde o barbeiro possa se esconder.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir novidades de saúde e bem-estar.

TAGS
toxoplasmose
doença de Chagas
amebíase
malária

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ