Clínica Geral

18/12/2014 04:53 - Atualizado em 10/11/2016 12:18

Obesidade: Pílula é pensada como alternativa à corrida

Remédio é capaz de realizar troca de gordura ruim por gordura saudável e reduzir índices de obesidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem nunca sonhou em tomar um remédio que fosse capaz de eliminar todas as gorduras do corpo e ficar livre de vez da obesidade? Pois é isso que promete uma cápsula desenvolvida e estudada por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, o remédio é capaz de substituir o treino de corrida na esteira.

A cápsula contra a obesidade

O estudo foi publicado na Nature Cell Biology, uma revista científica de grande importância no meio de pesquisas e descobertas a respeito das células do organismo. Ao que tudo indica, os cientistas descobriram uma forma simples de ativar a molécula que transforma a gordura branca em gordura marrom. A gordura branca é considerada prejudicial ao organismo, enquanto a marrom é benéfica.

obesidade

A ideia da cápsula pode ser de grande valor para quem luta contra a obesidade, principalmente no início de um tratamento. Quem precisa emagrecer rapidamente para realizar cirurgia bariátrica, por exemplo, poderia recorrer ao tratamento para poder realizar a cirurgia. Da mesma forma, pessoas que possuem problemas nas articulações, devido ao peso, poderiam perder os quilos necessários.

Essas cápsulas são capazes de revolucionar o mercado do emagrecimento. Os remédios oferecidos atualmente para perda de peso são baseados em princípios de inibição de apetite o que não é nada saudável para a saúde das pessoas. As substâncias químicas utilizadas fazem mal ao corpo e não têm um efeito de longa duração, já que assim que termina o tratamento o apetite e o peso retornam.

A gordura marrom foi descoberta há pouquíssimo tempo. Até então, acreditava-se que ela só estava presente em roedores e recém-nascidos. Ela fica localizada entre as fibras musculares e é a responsável por transformar a energia que ingerimos através dos alimentos em calor.

Já existe no mercado farmacêutico uma cápsula com composição e funções parecidas. Com o objetivo de tratar a artrite e o reumatismo, o Tofacitinib pode ajudar também no tratamento da obesidade. Os pesquisadores dizem que esse medicamento já existente pode ser o primeiro passo na concretização de uma cápsula que substitui uma corrida.

O que é obesidade?

Você sabe definir a obesidade? Muito mais do que ter simples quilos extras, ser obeso é possuir um acúmulo significativo de gordura corporal. Isso acontece quando alguém ingere muito mais calorias em sua alimentação do que a quantidade de energia que gasta, acumulando em forma de gordura.

E quem dera se os problemas da obesidade se resumissem à estética. A quantidade excessiva de gordura do corpo entope veias e artérias, provocando infartos e AVC, o acidente vascular cerebral.

O peso do corpo prejudica os ossos e a as articulações. O coração tenta vencer as barreiras e bombeia mais sangue, causando hipertensão. E alguns órgãos começa a falir, como é o caso do pâncreas, causando o diabetes.

A dificuldade em digerir o açúcar, devido à falta da insulina no sangue, também pode ser tratada pela cápsula desenvolvida pelos pesquisadores americanos. Mas é importante lembrar que, mesmo que essa pílula seja eficaz, ela não é capaz de substituir o efeito da atividade física regular e supervisionada.

O contato com ambientes diferentes, os trabalhos de postura, impacto e o sistema cardiovasculas ganham mais quando você se exercita.

Então, que tal perder peso com saúde? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
perda de peso
medicina
saúde
tratar obesos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ