Clínica Geral

24/10/2014 07:23 - Atualizado em 30/08/2016 12:31

O que é o vírus ebola: Tire suas dúvidas

Entender o que é o vírus ebola é importante para se prevenir da doença sem pânico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Causador da Febre Hemorrágica Ebola, doença que pode ser mortal se não tratada, o vírus Ebola começou a representar motivo de preocupação para a sociedade em dezembro de 2013.

Foi nessa época que um surto da doença invadiu países da África e começou a se espalhar pelo resto do planeta. Entenda o que é o vírus ebola e por que ele assusta tanto as pessoas.

O que é o vírus ebola: Ações no organismo

Mesmo que a doença seja motivo de comentários e preocupações ao redor do planeta, muitas pessoas ainda não sabem o que é o vírus ebola realmente. É importante entender que o micro-organismo não é uma descoberta recente da ciência. O vírus foi descoberto em 1976, quando causou o primeiro surto em uma região da floresta do Congo.

o-que-e-o-vírus-ebola

É composto por uma estrutura grande se comparada aos padrões virais e possui o poder de matar em torno de 90% das pessoas que são infectadas por ele. É transmitido através do contato com o sangue, o vômito, as fezes, a urina ou secreções íntimas de pessoas infectadas. As más condições de saneamento de alguns países da África fez com que a epidemia fosse maior nessas regiões.

Mas tão importante quanto saber o que é o vírus ebola é entender a forma como ele age no corpo humano. Seus primeiros sinais surgem entre 2 e 21 dias após a contaminação. Febre acima de 38ºC, enjoos, dores de garganta, tosse, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça são os primeiros sintomas de que o corpo foi atacado pelo vírus.

O problema é que, após uma semana do surgimento dos primeiros sintomas, que muitas vezes são diagnosticados como característicos de um mal estar comum, os sinais se agravam, e as condições do paciente, também.

Vômitos e diarreia com sangue, inflamação da garganta, hemorragia com sangramento pelo nariz, boca, ouvidos e região íntima, manchas, bolhas na pele, inconsciência e até o início de um estado de coma começam a surgir.

virus-ebola

O que é o vírus ebola: Resultados da epidemia

O surto da doença, que começou há 10 meses, já atingiu cerca de 8 mil pessoas, matando pelo menos 4 mil delas. O continente africano foi atacado por uma epidemia sem precedentes e foi o que mais sofreu com as perdas.

Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal e Serra Leoa foram os países que registraram ocorrências. A má qualidade de vida dessas pessoas, que até então sequer sabiam o que é o vírus ebola, foi o motivo das contaminações.

Mas o que mais tem assustado a população mundial é o fato de que o vírus está se espalhando. Já há casos confirmados da doença na Espanha e nos Estados Unidos, além de suspeitas em muitas outras regiões do planeta.

O caso confirmado no país europeu era de uma enfermeira que cuidou de infectados pela doença. Exames comprovaram que ela já está curada e não possui mais o vírus. No caso norte-americano, um homem que viajava da Libéria, país que sofre com um surto da doença, foi detectado com o vírus e faleceu alguns dias depois.

No Brasil, surgiram suspeitas de dois casos, ambos no Paraná. Após a realização de alguns exames e a análise dos últimos países visitados, as possibilidades foram descartadas.

Previna-se

Diante desse quadro, é importante lembrar: se você esteve recentemente em algum dos países que sofrem com a epidemia, conhece alguém que esteve ou entrou em contato com alguma dessas pessoas, procure um médico. Entenda o que é o vírus ebola e se há alguma possibilidade de você estar infectado. Para prevenir-se, evite o contato com áreas de risco ou pessoas possivelmente infectadas. Lave as mãos com frequência.

Você gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vírus ebola
ebola
doença
epidemia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ