Clínica Geral

15/11/2014 01:41 - Atualizado em 06/12/2016 09:49

Mielofibrose: Novo medicamento é esperança para pacientes

Mielofibrose é um tipo de câncer no sangue que deve ser diagnosticado o mais cedo possível.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A mielofibrose é um tipo de câncer no sangue. Com sintomas como anemia, fraqueza, sintomas de aumento de baço, febre, dor no abdômen e perda do apetite, a doença conta com um novo tratamento que promete ajudar quem está sofrendo com a enfermidade.

Novo medicamento contra mielofibrose

O FDA, o novo medicamento, está em estudos no Brasil. Ainda estão sendo analisadas as suas funções e se o seu uso traz bons resultados. Apesar disso, a aprovação do remédio está perto de chegar. O FDA é um inibidor de quinase Janus-associado (JAK), que ajuda a inibir as enzimas "JAK1" e "JAK2", causadoras da mutação.

Ajudando a diminuir os sintomas da mielofibrose, o ruxolitinibe, incluído no novo medicamento, é capaz de ajudar a combater a anemia e a normalizar os glóbulos brancos e plaquetas. Os pacientes que enfrentam a doença aguardam ansiosamente pela liberação do novo tratamento.

mielofibrose

O que é a mielofibrose?

A doença acontece quando a nossa medula óssea, que produz as células-tronco, é trocada por um tecido fibroso. Ou seja, a medula óssea é cicatrizada e não produz células sanguíneas suficientes para o corpo. É mais comum em pessoas que já tenham problemas na medula óssea.

A produção das células do sangue, chamados glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, são dever da medula óssea. Quando ela para de funcionar, é diagnosticada a mielofibrose. Um dos motivos pelos quais a doença pode acontecer, é a mutação genética das células tronco, que diminuem a sua capacidade de se dividir.

As pessoas com a mielofibrose apresentam um crescimento na produção de plaquetas e de citocinas, que vão para a medula óssea. A segunda, no entanto, faz com que seja desenvolvido um tecido diferente na medula. Essa ação, então, causa a diminuição das células vermelhas e o aumento dos glóbulos brancos.

Existem dois tipos da doença:

Tipo primário: quando ela acontece sem ter nenhuma ligação com outra doença.

Tipo secundário: quando é consequência de alguma outra doença já existente na medula óssea.

Sintomas da mielofibrose

A mielofibrose tem sintomas considerados genéricos e pode ser confundida com qualquer outra doença. Se você sentir estes sintomas abaixo, vá a um médico e explique a sua condição. Quanto mais cedo diagnosticada, maior a chance de cura.

- Fraqueza e fadiga

- Falta de ar

- Palpitações cardíacas

- Palidez na pele

- Sintomas associados ao aumento do baço

- Dor e desconforto no lado esquerdo abaixo das costelas

- Sensação de plenitude no lado esquerdo abaixo das costelas

- Indigestão, perda do apetite e perda de peso associada

- Sintomas associados à hepatomegalia

- Dor e desconforto no abdômen ou estômago

- Coceira na pele

- Sudorese excessiva, especialmente à noite

- Febre

- Aumento do risco de infecção

- Sangramento e contusão fácil

- Dor no osso.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer
saúde
doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ