Clínica Geral

10/12/2015 12:05 - Atualizado em 29/04/2016 08:28

México autoriza vacina contra a dengue

País é o primeiro a autorizar o medicamento, que deve chegar ao mercado no início de 2016.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O México é o primeiro país do mundo a autorizar o uso da vacina contra a dengue. Desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, no primeiro momento ela será aplicada apenas em pessoas entre 9 e 45 anos, que vivam em regiões de epidemia.

A empresa francesa já encaminhou o pedido de autorização para 20 países da Ásia e da América Latina e aguarda retornos. O mesmo será feito na União Europeia, no próximo ano, e nos Estados Unidos, em 2017.

vacina contra a dengue

Vacina contra a dengue é autorizada no México

A vacina contra a dengue visa a controlar o surto da doença, que contabiliza 400 milhões de novos casos por ano em todo o mundo. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ela causa sintomas como febre alta súbita, dores musculares e nas articulações, mal-estar e dor de cabeça.

A partir da aprovação do medicamento no México, o laboratório responsável pela criação da vacina vai começar o processo de definição de preço, aprovação da bula e embalagem. O produto deverá chegar ao mercado mexicano no início de 2016. Segundo a própria empresa, as fábricas na França já estão validadas e possuem doses prontas.

A situação para a liberação da vacina no Brasil segue em andamento. No mês de outubro, o medicamento do mesmo laboratório obteve a liberação comercial da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Entretanto, esse é apenas um passo para que o produto possa ser lançado no país. A Sanofi Pasteur deverá aguardar, ainda, o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que no presente momento analisa os documentos da empresa.

Saiba Mais
Dengue na gravidez pode infectar o bebê
Exame de PCR identifica dengue em estágio inicial
Repelente evita dengue? Tire 15 dúvidas sobre a prevenção

Teste seus conhecimentos sobre a dengue

Enquanto a vacina contra a dengue não chega ao mercado, o jeito é se proteger e evitar que o mosquito se prolifere. Você tem feito a sua parte? Faça o teste e descubra se você está por dentro do assunto!

E então, qual foi o resultado? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vacinação
Aedes aegypti
tratamento
prevenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ