Clínica Geral

02/04/2015 09:07 - Atualizado em 10/12/2016 11:30

Método Busquet alivia dores lombares e tensionais

Tratamento é indicado para corrigir a postura, melhorar o equilíbrio e prevenir lesões.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As dores crônicas atrapalham o dia a dia e prejudicam o humor de qualquer pessoa. Por isso, atualmente, há diversas alternativas para combater patologias. O método Busquet é uma delas.

O Busquet é um tratamento manual. O método se baseia em um exame completo que evidencia os pontos de tensão em diferentes partes do corpo. Assim, trabalha as disfunções, as deformações e as dores de cada indivíduo particularmente.

A fisioterapeuta Juliana Cabral, especialista no método Busquet, explica que esse tratamento fisioterapêutico busca o equilíbrio do corpo. “Antes, era conhecido como método das cadeias musculares, mas hoje carrega o sobrenome do seu criador, Léopold Busquet", lembra ela.

metodo busquet

Como funciona o método Busquet?

O site oficial do método Busquet aponta que o tratamento promove o relaxamento da postura e o equilíbrio das cadeias fisiológicas. Isso porque a estrutura global do método foi pesquisada a partir da observação do conjunto de músculos e suas funções analíticas, focando em três pontos principais: a estática, o equilíbrio e os movimentos.

A fisioterapeuta Juliana salienta que, a partir de uma avaliação do paciente, o profissional é capaz de identificar a causa do problema. “Quando alguém surge com uma alteração postural, por exemplo, procuramos os elementos que possam ter levado a coluna a ficar dessa forma”, ressalta.

Integrando toda a anatomia corporal, da cabeça aos pés, o método é executado por profissionais que possuem formação na metodologia Busquet.

“Utilizando as mãos, realizamos manobras para relaxar o ponto de aderência e de fixação do tecido conjuntivo. Depois, liberamos as musculaturas que ficaram tensionadas. A resposta é a devolução da liberdade para o corpo. Assim, ele consegue trabalhar e desenvolver sua função sem compensações”, sintetiza Juliana.

As sessões de tratamento duram aproximadamente uma hora e devem ser realizadas uma vez por semana. Após a conclusão, o recomendado é que o paciente faça sessões de manutenção, submetendo-se ao método no período de tempo entre um e três meses.

Quem deve recorrer ao método Busquet?

O tratamento com a metodologia Busquet serve para pacientes de todas as idades, de recém-nascidos até pessoas idosas. Segundo Juliana, não há contraindicações.

“Dentre as vantagens para os bebês, estão o controle de assimetrias posturais, como torcicolos, até distúrbios do sono, cólicas, refluxo gastroesofágico e problemas de sucção”, relata Juliana.

Para os demais, é indicado para tratamento de hérnia discal, escolioses, artrose, enxaqueca, fibromialgia e outras patologias musculares ou osteoarticulares.

Atletas têm a possibilidade de recorrer ao método para fins de prevenção, buscando evitar lesões e melhorar seu desempenho. “Os resultados são mais rápidos que os tratamentos convencionais, pois a intervenção é feita diretamente na causa da disfunção” comenta Juliana.

Na opinião da fisioterapeuta, todos deveriam passar pelo tratamento do método Busquet, mesmo não possuindo dores, principalmente antes de iniciar alguma atividade física. “O objetivo seria trazer equilíbrio ao corpo, prepará-lo para a prática do exercício. Um corpo ‘preso’ não tem como se movimentar e ser trabalhado da forma correta”, enfatiza.

Por fim, a especialista alerta: “A prevenção é a forma mais inteligente de cuidar da saúde. Alimentação, estilo de vida e tensões acumuladas ao longo dos anos trazem desequilíbrios que precisam ser analisados com atenção”.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Busquet
coluna
tensão
equilíbrio postural

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ