Clínica Geral

25/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:31

Iogurte controla a flora intestinal. Saiba mais sobre os benefícios

Iogurte é um alimento saboroso que pode prevenir diversas doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É muito difícil encontrar quem não goste de iogurte e muitas vezes não se sabe sobre os benefícios que esse alimento traz à saúde. Um verdadeiro aliado da flora intestinal, o derivado do leite é também um excelente antídoto contra as doenças cardíacas, a artrite e o câncer. O aspecto laxante, tão divulgado em propagandas, realmente corresponde a uma das consequências positivas de sua ingestão para o organismo.

Por que iogurte é tão bom

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

As qualidades nutricionais do iogurte não se restringem apenas às benesses à flora intestinal. Para esclarecer melhor os variados benefícios do iogurte para sua saúde e para o bom funcionamento do seu organismo, criamos um pequeno guia que reúne as principais informações a esse respeito. Confira abaixo:

Benefícios do iogurte

O iogurte é um das primeiras comidas na vida do ser humano, já que os primeiros passos gastronômicos dos bebês passam por ele. Além disso, o produto está presente em boa parte das geladeiras, como herança passada de geração à geração. Atualmente esse alimento tem seus benefícios reconhecidos e divulgados, inclusive quanto aos seus atributos de purificação e contribuição para a longevidade.

Um derivado do leite somente será denominado iogurte se estiver fermentado por bactérias específicas, cientificamente chamadas streptococuccus thermophilus e lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias tornam o produto mais encorpado, e são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

É importante ressaltar que o intestino humano é formado por bactérias boas e ruins, e o iogurte contém uma cota bem superior de bactérias boas com relação aos demais derivados do leite. Esse coeficiente superior estimula o funcionamento ideal do intestino.

Fonte de cálcio

De acordo com nutricionistas, assim como o leite, o iogurte é rico em cálcio, micronutrientes e proteínas e pode ser um poderoso aliado no combate à osteoporose e à hipertensão. Existem trabalhos na medicina que mostram o valor do cálcio no controle da hipertensão. Diante disso, e dentro de uma alimentação saudável e balanceada, o consumo de iogurte pode ser um ponto de apoio no controle da pressão.

Tolerância zero

Outro benefício do iogurte diz respeito à intolerância ao leite, pois embora ele seja um derivado, o produto contém um nível extremamente reduzido de lactose. Esse açúcar que não é digerido pelo organismo dos intolerantes à lactose, e que costuma provoca diarreias e outras complicações.

Dieta

O iogurte é uma ótima opção para auxiliar na manutenção da dieta, podendo fazer parte do lanche entre as refeições. Uma indicação nutricional é o frozen iogurte, sorvete feito com base no iogurte, que é uma boa alternativa para inserir um doce no cardápio do dia. Mas a dica exige cautela, principalmente com os complementos oferecidos nas sorveterias. Não adianta investir no sorvete à base de iogurte se você escolher os acompanhamentos incorretos. Prefira as frutas aos ingredientes mais calóricos.

Tipos de iogurte

A escolha do iogurte deve ser baseada no que é melhor para suas necessidades. Normalmente as pessoas preocupam-se com a osteoporose. Nesse caso, devem optar pelo de leite de cabra ou tradicional. Já os que estão mais preocupados com o crescimento muscular podem se focar na ingestão de leite grego, que geralmente contém carga maior de proteínas. Além dessas opções, o iogurte com leite vegetal é boa alternativa para os vegetarianos, veganos ou para quem gosta do sabor do leite de vaca e não pode consumi-lo.

Gostou do artigo ? Entãod deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ