Clínica Geral

14/01/2015 03:25 - Atualizado em 07/12/2016 05:32

Identifique os sintomas da tireoide com disfunção

Os sintomas da tireoide alterada aparecem quando a produção de hormônios tem níveis anormais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Importante no funcionamento do organismo, a glândula tireoide pode ter sua produção hormonal afetada, o que gera doenças, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Os sintomas da tireoide alterada aparecem por uma série de fatores. Entenda as causas e saiba com que tipos de tratamento você pode contar.

O que é a tireoide

Histórico hereditário, distúrbios no sistema imunológico e até estresse podem impactar a tireoide, glândula localizada no pescoço e que é responsável por várias funções no corpo humano.

Ela influencia no ritmo do coração, ajuda a controlar o trânsito intestinal, aumenta a disposição e atua no desenvolvimento dos bebês na gravidez. Devido à sua grande importância, quando não funciona de forma adequada, surgem os sintomas da tireoide que impactam na saúde.

sintomas da tireoide

Sintomas da tireoide elevada

Quando os níveis da tireoide estão elevados, ocorre o hipertireoidismo. Os principais sintomas da tireoide desse tipo são a agitação, o nervosismo e a ansiedade. A pessoa fica com com dificuldade de se concentrar e pode até sentir tremores. Além disso, o apetite aumenta, mas o ganho de peso é mais difícil de acontecer.

O suor excessivo nas mãos e axilas e o aumento da frequência cardíaca também são sinais de que existe alguma alteração na glândula da tireoide. Todos os sintomas causados pelo hipertireoidismo estão ligados ao aumento do funcionamento do organismo, pois faz com que o metabolismo fique acelerado.

Sintomas da tireoide baixa

Já quando ocorre uma baixa na produção de hormônios da tireoide, o quadro é chamado de hipotireoidismo. Nesse caso, a pessoa fica cansada facilmente e apresenta sinais de desânimo com frequência. Episódios de perda de memória, diminuição dos batimentos cardíacos e alteração no ciclo menstrual também podem acontecer.

Além desses sintomas da tireoide, é comum a pessoa ganhar peso, pois ela fica com mais facilidade para engordar. A pele também apresenta aspecto seco e frio e a queda de cabelo acontece em excesso.

Como tratar as doenças da tireoide

É importante procurar por tratamento assim que aparecerem os primeiros sintomas da tireoide com disfunção. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem ser controlados com medicamentos.

Na maioria dos casos, as alterações na tireoide são tratadas com remédios que regulam a função da glândula, ou então é feita a cirurgia para sua retirada. No caso de hipotireoidismo, não existe cura e a doença deve ser controlada através de reposição hormonal, com dosagem específica para cada caso.

Já o hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos e também com administração de iodo radioativo. Essa última opção tem resultados similares com os de uma cirurgia, mas sem intervenção cirúrgica, pois o iodo destrói o excesso de hormônios.

Existem ainda alguns alimentos que ajudam a tireoide a funcionar, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças. Entre eles, estão o leite, a gema de ovo, as algas, os frutos do mar e os peixes de água salgada.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tireoide
hormônios
doenças
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ