Clínica Geral

18/01/2016 09:40 - Atualizado em 28/10/2016 11:16

Horário das refeições ajuda no emagrecimento

Comer carboidratos antes ou depois do exercício? Estudo demonstra a eficácia.

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Redação

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Para quem está lutando contra a balança, é sempre bom entender o funcionamento do organismo e como potencializar a queima de gordura. Segundo um estudo realizado na Inglaterra, é possível acelerar a eliminação de gordura corporal - e, consequentemente, o emagrecimento - com ajustes no horário da alimentação.

A pesquisa mostrou que consumir carboidratos antes ou depois da prática de exercícios físicos influencia na perda de peso e pode acelerar a queima de gordura. Além disso, também comprovou que esse processo ocorre de maneira diferente em homens e em mulheres.

emagrecimento - mulher com maçã verde

Horário da refeição e o emagrecimento

Desenvolvida pelo médico Adam Collins, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, a pesquisa mostrou que uma pessoa pode queimar mais gordura ao mudar a rotina de alimentação e de exercícios. Também notou que há diferenças no resultado de emagrecimento conforme o metabolismo de homens e mulheres.

As experiências buscaram entender de que maneira o horário da alimentação pode influenciar o organismo a queimar mais gordura, em vez de queimar carboidratos e fazer reservas de energia.

A pesquisa mostrou que, para homens jovens, comer carboidratos antes de praticar exercícios reduz significativamente a quantidade de gordura que seus corpos conseguem queimar até três horas após a atividade, quando estão em repouso. Ou seja, consumir carboidratos depois do exercício aumenta a queima de gordura.

Já as mulheres responderam de forma diferente, queimando uma quantidade muito maior de gordura ao ingerir carboidratos antes do exercício. Em ambos os casos, não houve diferenças significativas na perda de peso ou no tamanho da circunferência da cintura, mas os níveis de açúcar e de gordura no sangue diminuíram.

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Com o estudo, ainda foi possível perceber que o corpo masculino consome mais carboidratos que o feminino. Por isso, quando eles ingerem esse tipo de alimento, o corpo se encarrega de queimá-lo rapidamente, reservando a gordura.

Para que isso não aconteça, é recomendado para os homens consumir carboidratos depois da atividade física, fazendo com que o corpo utilize-os para substituir o carboidrato em seus músculos, no lugar de queimá-lo. Assim, acabam queimando gordura enquanto estiverem em repouso.

Enquanto isso, o corpo das mulheres tende a queimar a gordura mais facilmente que o dos homens, e também conserva melhor o carboidrato. Então, consumi-lo antes do exercício seria recomendado para o emagrecimento, pois, depois da atividade, o que se faz é sobrecarregar o organismo, o que diminui sua capacidade de queima de gordura.

Potencialize o emagrecimento

Além de ajustar o horário das refeições e da prática de exercícios, outros fatores também podem acelerar o processo de emagrecimento. Para perder peso, a reeducação alimentar é fundamental, mantendo-se uma dieta saudável e equilibrada.

Além de aumentar o consumo de frutas, verduras e carboidratos complexos, evitando gorduras, açúcares e carboidratos simples, devem-se fazer refeições leves e sem muito intervalo entre uma e outra. O primeiro passo é comer opções variadas a cada três horas e beber bastante água.

Que achou da novidade? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de dieta do Vivo Mais Saudável.

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