Clínica Geral

13/10/2014 06:07 - Atualizado em 08/12/2016 07:21

Hipertireoidismo: Quais são as suas consequências no organismo

Hipertireoidismo é uma doença de fácil diagnóstico, que atinge mais mulheres do que homens.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Hipertireoidismo é uma doença que afeta principalmente as mulheres. Pode causar perda de peso e diversos outros sintomas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15% dos brasileiros convivem com problemas na tireoide.

O hipertireoidismo

O hipertireoidismo é um problema que atinge a glândula da tireoide, localizada abaixo do pomo-de-adão, no pescoço. Ela é a responsável por produzir hormônios T4 e T3, que controlam a energia que usamos em nosso corpo. Devido à doença, esses hormônios são produzidos em demasia. 

Existe também o hipotireoidismo, que decorre da situação inversa, quando a glândula produz poucos hormônios.

hipertireoidismo

As causas

De acordo com o médico endocrinologista Mateus Dorneles Severo, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a principal causa de hipertireoidismo é a Doença de Graves (se pronuncia “greives”). Na Doença de Graves, a tireoide é atacada por anticorpos que a estimulam a produzir T4 e T3 em excesso. Pode se desenvolver também em homens, apesar de ser muito mais comum nas mulheres.

Os pacientes com Doença de Graves podem desenvolver, além dos sintomas de hipertireoidismo e aumento da tireoide, uma doença nos olhos, principalmente em caso de fumantes. "Chamamos esta doença dos olhos de Orbitopatia de Graves”, conta Severo.

Outras causas podem ser nódulos tóxicos de tireoide, inflamações na tireoide ou mesmo a ingestão em grande quantidade do hormônio tireoidiano.

Sintomas do hipertireoidismo

Ansiedade

A pessoa fica agitada, irritadiça, e pode ter dificuldades para dormir.

Bócio

É o crescimento da glândula da tireoide. Esse efeito deixa o pescoço inchado, como se houvesse um nódulo enorme naquela região.

Perda de peso

Apesar do bócio causar a impressão de que a pessoa está mais “gordinha”, a tendência com a doença é que a pessoa emagreça.

Calor

Pessoas com o hipertireidismo costumam suar bastante e apresentam uma irritabilidade em relação ao sol.

Falta de força

Outro sintoma é a fraqueza, principalmente nos braços e na região das coxas. Essa falta de força pode ficar mais evidente no momento em que se sobe escadas.

Problemas cardíacos

Um importante sintoma é o aumento dos batimentos cardíacos e a arritmia cardíaca.

Tremor

Ao longo do corpo é possível apresentar coceira de uma forma geral.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do hipertireoidismo é consideravelmente simples. Um exame analisa as quantidades de hormônios TSH, T4 e T3 no sangue. Mas, em alguns casos, avaliações adicionais podem ser necessárias.

hipertireoidismo1

O Dr. Severo destaca que existe mais de uma forma de tratar a doença. “O tratamento para o hipertireoidismo vai depender da causa, podendo ser feito com medicamentos, iodo radioativo ou até mesmo cirurgia. Caso você apresente sintomas e desconfie que possa estar com hipertireoidismo, procure o endocrinologista para avaliação e tratamento adequados”, avalia o médico.

Embora seja mais frequente em mulheres, homens também precisam estar atentos. Então, se você estiver com alguns dos sintomas, não hesite em procurar um médico para obter o diagnóstico o quanto antes.

E aí, curte nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
tireoide
doença
diagnóstico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ