Clínica Geral

28/08/2015 08:09 - Atualizado em 08/11/2016 11:10

Hábitos simples combatem o envelhecimento precoce

Dermatologista indica o que fazer para garantir uma pele mais bonita e saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Há quem diga que encontrar a primeira ruga não é fácil, embora os sinais do tempo sejam naturais e inevitáveis. Porém, o envelhecimento precoce pode denunciar maus hábitos, fazendo com que a pessoa pareça ter mais idade que, de fato, tem.

Dra. Tatiana Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a pele é o único órgão do corpo humano que possui dois envelhecimentos: o cronológico, ou intrínseco, e o extrínseco, decorrente de fatores ambientais. Saiba como esse processo funciona e veja dicas para enfrentar o passar dos anos de maneira saudável.

mulheres correndo para combater o envelhecimento precoce

Entenda o processo de envelhecimento

O fator intrínseco é regido pelo relógio biológico de cada pessoa. O envelhecimento é causado por uma série de alterações genéticas e metabólicas, que levam à perda progressiva do colágeno e à degeneração tecidual.

"Este é o envelhecimento genético, programado, e tem uma diferença entre os gêneros e raças", diz a dermatologista. Também há fatores ambientais (extrínsecos) que determinam como vamos envelhecer. São eles os que causam agressões mais intensas à pele.

Segundo Dra. Tatiana, a produção de radicais livres é natural no nosso organismo e acontece com o simples ato de respirar. Contudo, o excesso dessas moléculas está diretamente relacionado ao processo de envelhecimento precoce, inclusive ao da pele.

"Vários fatores ambientais contribuem para isso: poluição, estresse, exposição solar, tabagismo, álcool e drogas, medicamentos e alimentação", explica.

O principal fator envolvido no envelhecimento extrínseco é a exposição solar, o chamado fotoenvelhecimento, decorrente do efeito da radiação ultravioleta do sol sobre a pele durante toda a vida.

"As consequências na pele decorrentes desse fator são distúrbios pigmentares - ou seja, manchas -, alterações vasculares e ressecamento, deixando a pele áspera e grossa, com aparência desidratada", alerta a profissional.

Como evitar o envelhecimento precoce

Com o passar dos anos, o corpo começa a mostrar sinais de envelhecimento. Os mais aparentes são manchas, rugas, linhas de expressão, afinamento cutâneo, perda da elasticidade e flacidez. Mas, além da face, o corpo também envelhece.

"A mesma atenção que se dá para o rosto deve ser dada para colo, pescoço, mãos, pernas e até para os cabelos", orienta Dra. Tatiana.

Saiba Mais
Análise do DNA da pele pode frear envelhecimento precoce
Bloqueador solar previne rugas e câncer de pele
Pitanga hidrata a pele e previne o envelhecimento

Para prevenir os sinais do envelhecimento precoce e proteger a pele, o básico é usar diariamente protetor solar ou cremes hidrantes com bloqueador de radiação UV.

Importante: a principal forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância e continuar por toda a vida, prevenindo o envelhecimento cutâneo e o surgimento do câncer da pele.

A dermatologista afirma que o ideal é passar protetor a cada duas horas nos lugares que vão ser expostos ao sol. Quem trabalha em escritórios fechados pode passar o protetor pela manhã e reaplicar antes de sair na rua para almoçar.

Com relação à alimentação, quanto mais natural, melhor. Alimentos industrializados são ricos em aditivos químicos. Ainda, normalmente contêm gorduras trans, gorduras saturadas e açúcar em excesso, substâncias poderosas na produção de radicais livres.

Para indivíduos que não consigam ter um estilo de vida regrado, a suplementação via oral com antioxidantes pode ser boa opção para impedir o envelhecimento precoce, desde que a concentração esteja numa faixa fisiológica.

Apostar em bons hábitos garante uma pele mais jovem e bonita. Não se deixe levar pela correria do dia a dia e esquecer dos cuidados simples para manter a pele saudável. Lembre-se que os resultados chegam ao longo do tempo e revertê-los é uma tarefa bastante difícil.

Como você faz para combater o envelhecimento precoce? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele saudável
envelhecer
estilo de vida
rugas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ