Clínica Geral

17/02/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 06:02

Hábitos alimentares dos brasileiros causam preocupação

Ministério da Saúde lançou um guia com orientações nutricionais para a população.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os hábitos alimentares dos brasileiros vêm preocupando nutricionistas e médicos. De acordo com uma pesquisa nacional, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população está optando por alimentos gordurosos na maioria das refeições.

Segundo os resultados, divulgados no final de 2014, cerca de 60% dos alimentos com maior quantidade de gordura fazem parte do cardápio diário dos brasileiros. A pesquisa também identificou que 37,2% dos 63 mil participantes preferem comidas gordurosas. Entre os homens, o percentual chega a 47,2%.

Já as mulheres, de acordo com o levantamento, optam por uma alimentação um pouco mais nutritiva e leve. Apenas 28% das entrevistadas confirmaram que costumam escolher comidas gordurosas. Mas os números podem ser ainda menores com a adoção de uma rotina saudável.

hábitos alimentares dos brasileiros prato de PF

Guia para melhorar os hábitos alimentares

O Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira, com dicas para melhorar a alimentação e conquistar uma saúde de ferro. Confira quais são os dez passos indicados para uma alimentação saudável.

1. Opte por alimentos naturais ou minimamente processados como base para a sua alimentação

2. Utilize pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar para temperar e cozinhar os seus alimentos

3. Diminua o consumo de alimentos processados, como queijos e pães 

4. Evite a escolha de alimentos ultraprocessados, como cachorros-quentes, fast-food e pizzas 

5. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia 

6. Faça as compras em feiras com variedades de alimentos in natura 

7. Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias

8. Planeja o tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9. Quando for almoçar fora de casa, prefira locais que sirvam refeições frescas e feitas na hora 

10. Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

[[saiba_mais]]

Os hábitos alimentares dos brasileiros

Muitos brasileiros optam por alimentos gordurosos pela praticidade. Porém, vale o alerta: um hambúrguer de fast-food com uma porção de batatas fritas, por exemplo, pode atingir 98% da quantidade de lipídeos indicados para um dia inteiro.

O queijo do sanduíche, o leite integral do café da manhã ou o sorvete da sobremesa também são alimentos ricos em gorduras saturadas, que podem trazer riscos à saúde. Carne vermelha, molhos, bolachas, bolos, pães, manteiga, margarina e pele de frango são outras escolhas perigosas.

O ideal é sempre contar com cardápio balanceado, de preferência elaborado por um nutricionista. Quanto mais frutas, legumes e verduras no prato, melhor para o corpo. Proteínas magras e fibras também auxiliam no melhor funcionamento do organismo. Invista ainda em muita água e não se esqueça de praticar atividades físicas.

A mudança de hábitos não quer dizer que você terá que abrir mão do churrasco e das guloseimas do fim de semana. Para não prejudicar a saúde, lembre-se apenas de consumir pequenas quantidades. Chocolates, sorvetes e biscoitos recheadas devem ser encarados como opções para ocasiões especiais.

Como andam seus hábitos alimentares? Seja sincero e deixe um comentário! Aproveite ainda para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
alimentação
sobrepeso
obesidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ