Clínica Geral

29/06/2015 06:00 - Atualizado em 03/12/2016 10:57

Gemycircularvirus: Especialista da Fiocruz fala sobre novo vírus que causa paralisia

A bióloga Patrícia Puccinelli, uma das responsáveis pela pesquisa do vírus, fala de sintomas e prevenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pesquisadores da Fiocruz da Amazônia descobriram um vírus que causa paralisia e pode até matar. Alguns casos foram diagnosticados em Manaus e há indícios de que o vírus já se espalhou para o resto do país. Uma das responsáveis pelo trabalho de pesquisa, a bióloga Patrícia Puccinelli, explica ao Vivo Mais Saudável sobre o vírus e como se prevenir. Fique Ligado!

1. Quando o vírus gemycircularvirus foi descoberto e como chegou ao Brasil?

Esta é a primeira vez que o vírus foi encontrado no Brasil. A partir da análise molecular das fezes de crianças com diarreia, atendidas em prontos-socorros de Manaus, os pesquisadores encontraram pela primeira vez no Brasil o vírus do gênero Gemycircularvirus que causa, além da diarreia, paralisia flácida temporária nos membros inferiores. A descoberta foi publicada em um artigo, em abril deste ano, na revista ‘Virology’.

2. Pelos casos já diagnosticados, como se contrai a infecção e quais são os primeiros sintomas?

A transmissão do novo tipo de vírus é feita de forma focal/oral, ou seja, a partir do consumo de água contaminada com fezes contaminada. Atualmente, o diagnóstico só pode ser feito após a análise molecular das fezes do paciente. O primeiro sintoma é a diarreia.

3. Que complicações podem ocorrer sem o diagnóstico da infecção e em quanto tempo após os primeiros sintomas elas começam a dar sinais?

Caso a virose não seja tratada, o agravamento é uma inflamação da membrana que envolve o cérebro, ou seja, encefalite. Os sintomas e sinais são similares aos de qualquer outra virose. A diferença é que no caso do Gemycircularvirus há a paralisia flácida dos membros inferiores.

Pneumologista explica como tratar a asma

4. Quais são os tipos de tratamento para o combate do vírus?

O tratamento é o mesmo das demais viroses, hidratação em abundância.

5. A incidência maior é em locais de baixo saneamento. Os postos de saúde estão preparados para identificação de novos possíveis casos?

O surgimento do vírus tem relação direta com a ausência de saneamento básico visto que o tipo de transmissão é focal.

6. Como prevenir o gemycircularvirus e que orientações podemos dar aos pais e professores?

A prevenção consiste no fortalecimento do saneamento básico por parte do Estado. Para a população, a prevenção pode ser feita com medidas básicas como: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições e só ingerir água filtrada ou fervida

TAGS
gemycircularvirus
gemy circular virus
diarreia em criancas
paralisia nas pernas
pernas fracas
falta de saneamento basico
gemycircularvirus fiocruz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ