Clínica Geral

21/11/2014 10:19 - Atualizado em 17/11/2016 03:47

Família é vital em apoio no tratamento para câncer

Tratamento para câncer depende do acolhimento e da dedicação das pessoas próximas ao paciente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer é uma doença que afeta muito emocional. A queda dos cabelos, a fraqueza e a impotência diante de uma doença que mata milhares por ano fazem com que a autoestima da pessoa sofra uma queda significativa. Por isso, a presença da família e dos amigos do paciente são fundamentais. Dar apoio no tratamento para câncer é a melhor forma de ajuda que se pode oferecer.

"Apoio, amor, carinho e paciência são fundamentais. Pode ser um momento de reforçar laços, aproximar pessoas, reconstruir vínculos. O importante é a pessoa saber que tem apoio, que tem com quem contar, que não está só. Isso é o principal", aponta a psicóloga Rafaela Monteiro.

Apoio no tratamento para câncer ajuda para cura

Uma das primeiras sensações que uma pessoa com câncer sente é a de ser desafiado. É como se a doença fosse uma provação, uma resposta do universo para algum erro que ela tenha cometido. A presença das pessoas queridas nesse momento é um dos únicos suportes que a pessoa encontra para começar a lutar contra a doença.

apoio-no-tratamento-para-cancer

Quando o tratamento começa e o paciente começa a sentir-se mal, necessitando da presença e do cuidado de pais, irmãos, amigos e cônjuges, um sentimento muito comum é o de fardo. A pessoa sente como se ela fosse um peso na vida de quem o cerca. É aí que a família entra com o apoio no tratamento para câncer. A pessoa precisa sentir-se acolhida e bem tratada.

A simples presença das pessoas queridas durante todo o processo de batalha contra a doença é a melhor forma de apoio no tratamento para câncer que alguém pode receber. Sentir-se amparado é como saber que você não está sozinho para enfrentar os problemas. Além disso, é uma prova diária de que há muita gente por quem o paciente deve lutar para se manter vivo e saudável.

Apoio no tratamento para câncer: Como auxiliar

É papel de pais e irmãos mostrar o quanto a existência do paciente é importante no seio familiar. Provar que nada naquela família faz sentido se aquela pessoa não estiver junto e por perto. E fazer o paciente entender que os cuidados dispensados a ele durante a doença são uma forma que a família tem de retribuir todas as coisas boas que essa pessoa já fez por eles.

Uma pessoa muito importante e que deve dar apoio no tratamento para câncer é o cônjuge, principalmente quando o adoentado é do sexo feminino. As mulheres sofrem com a queda na autoestima e temem que o parceiro encontre uma outra pessoa, mais atraente e disposta. O papel do companheiro é mostrar que a relação dos dois é mais forte do que isso.

É importante também mostrar para o paciente que a beleza dela não foi afetada pelos tratamentos e reforçar todos os dias o quanto a ama, o quanto estar ao lado dela faz bem e o quanto ela é bela aos seus olhos. Isso ajuda na motivação da pessoa, que vai querer estar cada vez melhor para a pessoa amada.

Os amigos também são fundamentais nesse processo. Todos queremos estar cercados de pessoas que são companheiras para todas as horas. No processo de dar apoio no tratamento para câncer, os amigos devem buscar incluir o paciente na maior parte possível dos encontros. E devem reforçar que os momentos em que aquela pessoa não está presente, não são tão bons quanto seriam se ela estivesse.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tratamento
câncer
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ