Clínica Geral

05/12/2015 08:04 - Atualizado em 28/11/2016 08:50

Exames pré-nupciais garantem um casamento saudável

Exames de sangue e outros testes específicos colaboram para a saúde do casal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mesmo quem já tenha uma vida sexual ativa antes do casamento deve realizar os chamados exames pré-nupciais. Quando começam a planejar a cerimônia, os noivos também devem programar uma visita ao médico. 

Com o casamento, surgem os planos de ter filhos e passar o resto da vida juntos. Por isso, é importante saber se o casal está bem de saúde para que qualquer problema não se torne algo mais grave no futuro. Os testes ajudam a identificar infertilidade ou doenças venéreas, por exemplo, possibilitando o tratamento adequado o quanto antes. Saiba como deve ser o check-up.

mulher e médico realizando exames pré-nupciais

A importância dos exames pré-nupciais

Os exames pré-nupciais consistem não só em testes de sangue, urina e imagem, mas também em orientações para esclarecer qualquer dúvida que os noivos possam ter. Com isso, garante-se mais segurança e tranquilidade para começar a nova etapa da vida de maneira saudável.

Tanto o homem quanto a mulher devem realizar exames de sangue, que avaliam a presença de doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, sífilis e HIV. Além disso, outros problemas também podem ser identificados, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, que podem ser prejudiciais se contraídos durante a gestação.

Outros testes também podem fazer parte da bateria de exames pré-nupciais, como tipagem sanguínea, dosagem do açúcar no sangue para detecção de diabetes, hemograma completo para verificar uma possível anemia, colesterol e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.

Exames indicados para mulheres e homens

Para as mulheres, além dos exames de sangue, é indicado também consultar um ginecologista, que poderá ser o obstetra de uma futura gestação. O profissional fará uma avaliação da história clínica da noiva, buscando prováveis fatores de risco para a saúde sexual do casal e também para uma gravidez.

É indicada também a realização do exame de Papanicolau, que serve como medida de prevenção do câncer de colo do útero, além de uma ultrassonografia transvaginal.

Saiba Mais
Fertilidade masculina: Saiba até quando os homens podem ser pais
Hemograma: Saiba quando e por que fazer o seu
Conheça 7 exames ginecológicos para colocar na agenda

Nesse momento, médico e paciente também podem discutir sobre quando e se o casal pretende engravidar, para que sejam passadas orientações corretas sobre métodos anticoncepcionais ou cuidados pré-natais. O planejamento de longo prazo pode garantir mais segurança e saúde para uma futura gestação.

Os testes de fertilidade também podem fazer parte dos exames pré-nupciais de mulheres com mais de 35 anos, pois a fecundidade feminina diminui consideravelmente a partir dessa idade. Devem ser realizados, ainda, naquelas que já sabem que possuem doenças que podem causar infertilidade, como a endometriose, por exemplo.

No caso dos homens, os testes pré-nupciais também consistem nos exames de sangue, os mesmos da mulher, acrescidos de um espermograma. Esse último é responsável por avaliar se o homem é fértil ou não.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dst
fertilidade
planejamento de casamento
check-up

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ