Clínica Geral

29/11/2015 08:05 - Atualizado em 02/01/2017 05:00

Evite problemas renais com 5 hábitos saudáveis

Doenças nos rins podem ser causadas por herança genética ou estilo de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De acordo com dados publicados pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de insuficiência renal. Outros 52 milhões podem desenvolver problemas renais por estarem nos grupos de risco - idosos, obesos, diabéticos ou gente com histórico familiar.

Além disso, existem outras doenças e complicações renais que podem aparecer ao longo da vida. Saiba mais sobre o assunto e veja como se prevenir.

Os principais problemas renais

De acordo com o Dr. Roberto Manfro, gestor do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre-RS, existe uma grande diversidade de problemas renais. Os principais são aqueles que levam à perda crônica da função dos rins.

Existem três tipos entre eles. O primeiro é o das doenças que afetam o parênquima renal, parte dos rins que executa os processos de filtragem e eliminação do excesso de líquidos do organismo. É o caso de inflamações renais, hipertensão e diabetes, entre outros.

O segundo grupo diz respeito às doenças que afetam as artérias que levam o suprimento sanguíneo dos rins. O destaque é a aterosclerose, agravada pelos distúrbios das gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos) e também pela hipertensão e pelo diabetes.

Por último, vêm as doenças obstrutivas do sistema urinário, que dificultam ou impedem o fluxo adequado da urina. Destacam-se aí o crescimento da próstata e alguns tipos de cálculos renais.

De acordo com o especialista, compõem o grupo de risco para desenvolvimento de problemas renais as pessoas diabéticas e hipertensas com mau controle dessas doenças. Idosos e pacientes com histórico familiar dessas complicações também entram na lista.

“Evidentemente, as pessoas com alguma condição ou doença que afete os rins ou o sistema urinário também estão sob maior risco, mesmo que essa condição ou doença seja assintomática ou inicial”, destaca Manfro.

Saiba Mais
Transplante renal: Saiba como é feito e quando é indicado
Aprenda o que causa as pedras nos rins e como tratá-las
Sintomas da infecção urinária podem afetar uretra, rins e bexiga

5 hábitos para prevenir doenças renais

Praticamente todos os hábitos saudáveis ajudam na prevenção de problemas renais. Confira a seguir alguns conselhos do Dr. Roberto Manfro.

1. Dieta saudável, com pouco sal e balanceada. Em algumas condições renais específicas, há necessidade de restrições dietéticas.

2. Boa hidratação. Ela também auxilia em uma série de condições relacionadas aos rins.

3. Exercícios físicos. Manter-se no peso adequado ou próximo dele, além de não fumar ou consumir bebidas alcoólicas em excesso, melhora o organismo duma maneira geral.

4. Pressão arterial controlada. Observe não só ela, mas também os níveis de açúcar no sangue com frequência.

5. Prescrição médica. Não utilize medicamentos sem orientação, pois alguns tipos de remédios podem sobrecarregar os rins.

Viu como é fácil evitar problemas renais e levar a vida com mais qualidade? Conte para nós o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
insuficiência renal
cálculo renal
trato urinário
estilo de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ