Clínica Geral

06/10/2015 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 08:35

Esquecimentos repentinos? Conheça a Amnésia Global Transitória

Os principais sintomas do distúrbio são a perda de memória e a repetição constante de perguntas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O esquecimento de tarefas básicas do dia a dia pode ser preocupante. A Amnésia Global Transitória (AGT) é caracterizada como um distúrbio de caráter temporário e desencadeada por fatores emocionais, estresse ou esforço físico.

De acordo com Renato Anghinah, neurologista do Hospital Samaritano, de São Paulo-SP, o perigo é que esse tipo de sintoma pode indicar outros problemas. “Precisa de acompanhamento especializado e rápido, já que fatores de perda de memória podem também estar associados a outras doenças”, comenta.

mulher com fita no dedo porque tem amnesia global transitoria

Mais comum a partir dos 50 anos de idade, a AGT demanda um rápido diagnóstico. Com a identificação do problema, doenças relacionadas podem ser facilmente tratadas ou desconsideradas. “O tempo para o diagnóstico, para descartar outras doenças mais graves, faz toda diferença”, alerta o especialista.

Sintomas da Amnésia Global Transitória

Os traços geralmente identificados são a perda da orientação temporal ou espacial. O paciente passa a não saber mais onde está ou o que estava fazendo. Pode ocorrer também a repetição de perguntas, além do esquecimento de tarefas habituais.

“A pessoa fica desorientada no tempo e no espaço. Reconhece os outros, mas não tem ideia de onde está ou por que está lá, que pode ser até na própria casa”, explica Anghinah.

Segundo ele, a preocupação dos familiares é essencial para uma rápida intervenção. “Esses comportamentos causam preocupação de familiares e amigos, que os veem como sintomas de doenças mais graves. Seguramente, elas também devem ser afastadas antes do diagnóstico confirmando a AGT.”

A perda de memória pode ser sintoma de outras doenças neurológicas e uma rápida e assertiva avaliação faz toda diferença. “Por isso, a qualquer sinal, deve-se ir imediatamente a um centro de atendimento especializado e se consultar com neurologista”, alerta o médico.

A perda de memória causada pela AGT é temporária e geralmente acontece em um único episódio. Ela pode durar de uma a até 24 horas, “mas logo depois a pessoa volta às atividades normalmente”, destaca o neurologista.

Saiba Mais
Avelã contribui para a memória e a pressão arterial
Conheça 4 exercícios para estimular a memória do idoso
Pacientes com Alzheimer mantêm vivas as emoções mesmo com perda de memória

Distúrbio não pode ser prevenido

Por ser um distúrbio temporário, não existem formas de prevenção para a Amnésia Global Transitória. O que vale, no entanto, é ficar de olho na regularidade dos sintomas. Se você estiver apresentando esquecimentos constantes, marque já uma consulta com o neurologista.

Após a identificação dos traços e a confirmação do distúrbio, recomenda-se repouso estendido até a recuperação da memória. Para evitar acidentes e garantir a segurança do afetado, familiares devem acompanhar a evolução da normalização, impedindo possíveis crises de nervosismo.

Você costuma ter lapsos de memória? Já procurou ajuda médica? Compartilhe sua história nos comentários! Você pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável. Aproveite e confira outras dicas de saúde.

TAGS
distúrbio neurológico
perda de
perda de memória
cérebro
neurologista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ