Clínica Geral

16/03/2016 04:00 - Atualizado em 09/12/2016 06:33

Entenda por que você sente formigamento nas mãos

O formigamento pode diminuir a força e causar dificuldade para segurar objetos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele começa aparentemente sem motivo, causa desconforto e faz com que você perca a força ao executar tarefas simples, como segurar um copo de água. Quem já sentiu formigamento nas mãos sabe o quanto essa situação é incômoda.

Apesar de passageiro, esse sintoma merece atenção, pois é um sinal que está associado a problemas como má postura e inflamações. Saiba mais a seguir.

detalhe de pessoa com formigamento nas mãos

Possíveis causas de formigamento nas mãos

Mesma posição por muito tempo, movimentos repetitivos, computador no lugar errado, mesa de trabalho numa distância inadequada e outras situações corriqueiras podem passar despercebidas. No médio e no longo prazo, porém, causam problemas. Descubra o que pode causar a dormência nas mãos.

Má postura e tendinite

O corpo sofre com nossos maus hábitos e a má postura adotada no trabalho, somada a movimentos repetitivos, é um deles. A combinação desses dois aspectos pode causar tendinite, que é uma inflamação do tendão.

Segundo informações disponibilizadas pelo Hospital Albert Einstein, a tendinite é caracterizada pelo inchaço, pela vermelhidão e pelo calor na região afetada. O tratamento é à base de anti-inflamatórios, repouso, termoterapia e fisioterapia.

Síndrome do túnel do carpo

É causada pelo estreitamento do túnel ósseo por onde passa o nervo mediano. Essa diminuição de espaço resulta na compressão do nervo, chamada de túnel do carpo. O estreitamento tem como causa mais comum as lesões por esforço repetitivo (LER).

O diagnóstico pode ser realizado no consultório médico e, se necessário, posteriormente realiza-se um exame complementar chamado eletroneuromiografia, que mede a condução de corrente elétrica dos nervos.

O nervo mediano, junto com os tendões, é responsável pela flexão dos dedos. Por isso, quando são afetados o indivíduo apresenta dificuldade ao segurar objetos. O túnel do carpo pode ser tratado cirurgicamente, com o alargamento do canal ósseo. Casos mais simples requerem administração de anti-inflamatórios e tala de imobilização.

Compressão do nervo do cotovelo

A compressão do nervo do cotovelo pode causar dormência nos dedos mínimo e anular. Essa pressão pode ocorrer em pessoas que ficam com o cotovelo dobrado por muito tempo. Mudar a postura e fazer alongamentos ajuda a contornar a situação.

De acordo com a Associação Médica Cearense, o formigamento nas mãos pode ainda ser associado a condições psicogênicas. Ou seja, depressão e ansiedade também podem causar a sensação.

Exercícios de relaxamento para as mãos

Confira alguns exercícios que podem trazer alívio e evitar desse desconforto ao longo do dia. Repita-os a cada hora de trabalho.

1. Estique o braço com a palma da mão virada para a frente e, depois, com a outra, mão puxe os dedos. Após realizar esse exercício, repita o mesmo processo com a palma da mão virada para baixo.

2. Espalme a mão sobre a mesa e mantenha seus dedos afastados enquanto conta até 10.

E então, já sabe o que causa seu formigamento nas mãos? Se restou alguma dúvida, deixe um comentário! Aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tendinite
postura
alongamento
dormência

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ