Clínica Geral

25/01/2015 02:25 - Atualizado em 04/12/2016 05:59

Entenda o que causa dores no joelho na terceira idade

As dores no joelho podem ficar mais frequentes na terceira idade. Entenda por quê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade.

dores no joelho

O corpo exige bastante esforço das articulações do joelho. Desde bebê, quando o ser humano começa a engatinhar, essa área recebe uma carga bastante significativa. Ao longo da vida, e sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce de escadas e doenças degenerativas podem resultar em dores.

As principais causas das dores no joelho

É nos idosos que muitas doenças que comprometem as articulações se manifestam. Conheça algumas delas.

Artrite reumatoide

É uma doença crônica, inflamatória, que afeta a membrana de várias articulações, principalmente de mãos, punhos, tornozelos, coluna e joelhos. Os movimentos ficam comprometidos devido a deformidades nessas articulações.

Costuma ocorrer mais em mulheres que em homens. Em geral, a artrite reumatoide se manifesta na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, porém não é incomum aparecer em outras fases da vida.

Osteoartrite

É um tipo comum de inflamação. É caracterizada pela degeneração das cartilagens. Ou seja, os ossos podem estar bons, mas, se a camada que os protege estiver comprometida, o desgaste e as lesões são certos.

A doença incide em 4% da população brasileira. Costuma atingir principalmente os membros inferiores, causando dores no joelho.

Ostomalacia

Causada pela baixa da vitamina D, a ostomalacia se caracteriza por enfraquecer e desmineralizar os ossos. Causa dores no joelho, na coluna e nos ossos da perna, além de fraqueza muscular.

Como evitar as dores no joelho

Os joelhos, por serem bastante solicitados em quase todas as atividades, têm que ser tratados com muito cuidado. Para evitar o desgaste dessa parte do corpo, algumas medidas podem ser tomadas, mesmo para aqueles que já perceberam algumas alterações e sensações dolorosas.

Evite o sobrepeso

A obesidade causa inúmeros problemas de saúde. Quando o assunto são articulações, os quadris e joelhos são os que mais sofrem. O apoio de um nutricionista é fundamental para indicar os melhores alimentos considerando idade, peso e proteção do organismo.

Procure manter uma dieta à base de cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos Ao mesmo tempo, reeduque-se para manter ou diminuir o peso.

Abandone o sedentarismo

Mesmo que durante toda a vida você não tenha sido adepto a exercícios físicos, a sua saúde exige que você se mexa. Não precisa praticar treinos pesados. A hidroginástica e a natação são ótimas atividades para quem quer começar a movimentar todas as articulações, sem impacto ou dores.

Conheça seus limites

Se o sedentarismo é péssimo para a saúde, o contrário, também. O excesso de exercícios físicos pode comprometer suas articulações e, consequentemente, causar mais dores no joelho. Sempre que for praticar exercícios, procure orientação de um profissional e fique atento a seus limites para não prejudicar ainda mais sua saúde.

Procure um médico

A orientação pode parecer óbvia, mas muitas pessoas tendem a querer resolver o problema de dores no joelho com métodos caseiros. Na maioria das vezes, eles se mostram ineficazes e, o que é pior, mascaram o verdadeiro problema.

Quanto mais cedo você procurar um profissional, mais rápido e prático será o tratamento. Na maior parte dos casos, ele consiste em administração de medicamentos e indicação de fisioterapia. Apenas nos casos mais graves a cirurgia é recomendada.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde na terceira idade
prevenção
exercícios
idosos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ