Clínica Geral

02/01/2015 03:29 - Atualizado em 11/11/2016 08:54

Entenda o que acontece com a gordura corporal ao emagrecer

Pesquisadores australianos descobriram que a maior parte da gordura é eliminada pela respiração.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já parou para pensar para onde vai a gordura eliminada daqueles quilinho a mais que você perdeu com a dieta? Na Austrália, os pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul não só pensaram como descobriram a resposta e chegaram a conclusões que podem mudar o ensino da ciência e da bioquímica.

O físico e apresentador de TV Ruben Meerman, principal autor do estudo, afirma que a maior parte da massa é expirada como dióxido de carbono (CO2) e vai para o ar. O professor Andrew Brown, diretor da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de Nova Gales do Sul, também estava em busca da mesma resposta, já que em 2013 perdeu 15kg e desconhecia o destino dessa gordura.

gordura

O que os estudos revelaram

As pesquisas mostraram que para uma pessoa perder 10kg de gordura é necessário que ela inale 29kg de oxigênio. Isso produz 28 kg de dióxido de carbono e 11kg de água. A conclusão é que, dos átomos existente em 10kg de gordura, 8,4 kg viram dióxido de carbono e são eliminados pelos pulmões. Já 1,6kg vira água e a sua forma de eliminação acontece pela urina, suor e lágrimas.

Mas atenção: segundo Brown e Meerman respirar além do exigido pela taxa metabólica não ajuda em nada no processo de emagrecimento. Essa prática não só é ineficaz quanto à perda de peso como pode causar mal-estar geral, incluindo tontura, perda da consciência e palpitações provocadas pela hiperventilação.

Perda de gordura enquanto dormimos

Brown conheceu Meerman quando esse o entrevistou para o programa da TV ABC, cujo assunto era a ciência da perda de peso. Ruben utilizou a bioquímica da perda de peso para rastrear cada átomo de gordura que seria perdido, obtendo assim um resultado inédito.

O estudo também apontou que uma pessoa com 70 quilos elimina 200 gramas de CO2 por dia. E o mais incrível: durante o sono é quando acontece um terço dessa perda de peso. Atividade física, como a corrida praticada por uma hora, por exemplo, eleva a média diária de eliminação para 240 gramas.

gordura

Equívocos sobre o destino da gordura

Diferentemente do que alguns pesquisados pensavam, a gordura não vira músculo e nem é expelida nas fezes. Segundo os autores do estudo, essa é a prova de que há um desconhecimento sobre questões básicas do funcionamento do corpo humano por parte dos profissionais de saúde.

A pesquisa perguntou a 150 profissionais, entre instrutores físicos, nutricionistas e médicos, o que acontece com a gordura corporal ao emagrecer e mais de 50% deles pensavam que essa era convertida em energia ou calorSegundo Meerman, esse pensamento viola a Lei da Conservação das Massas e por isso mereceu uma investigação maior. 

Para os pesquisadores, é preciso corrigir os equívocos em relação a esse assunto. Para isso, sugerem que o estudo seja adicionado nos cursos de bioquímica das universidades e no currículo do Ensino Médio. Desta forma, tanto leigos quanto os profissionais da área de saúde podem preencher essa lacuna de informação sobre a perda de peso.

Gostou das novidades sobre o processo do emagrecimento? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
perda de peso
alimentação
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ