Clínica Geral

25/11/2014 02:41 - Atualizado em 08/12/2016 05:28

Entenda como funciona o aparelho para medir diabetes

Aparelho para medir diabetes cumpre especial função no controle dessa doença incurável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Como se sabe, o diabetes não tem cura. No entanto, com adaptações à rotina, principalmente no que diz respeito a hábitos alimentares e desportivos, é possível controlar o problema de forma a levar uma vida de relativa normalidade.

Uma das medidas mais comuns para acompanhar a evolução da doença é o uso do aparelho para medir diabetes. Mas você sabe como o equipamento funciona? O que, na realidade, está sendo mensurado pelo dispositivo? Tire suas dúvidas ao longo desse artigo.

aparelho-para-medir-diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica

Antes de tentar compreender o funcionamento do aparelho para medir diabetes, é necessário entender como o diabetes se manifesta no organismo, quais suas causas e consequências.

O processo é simples: quando nos alimentamos, o organismo faz a digestão, transformando parte da comida em açúcar, a chamada glicose, que é absorvida pelo sangue. A glicose tem como função garantir energia para o funcionamento geral das células que formam os tecidos.

O diabetes fica caracterizado quando a glicose não é suficientemente aproveitada pelo organismo, aumentando sua presença no sangue e alterando as atividades cardiovasculares. Além de uma má circulação sanguínea, a doença pode originar lesões nos vasos sanguíneos.

Aparelho para medir diabetes indica nível de glicose

Tecnicamente, o aparelho para medir diabetes é conhecido como glicosímetro. A principal função do dispositivo eletrônico é identificar o nível glicêmico do sangue, fornecendo dados que serão utilizados para acompanhar e evolução do problema.

Para o paciente diagnosticado com diabetes tipo 1, o aparelho é usado diversas vezes ao dia, pois a informação por ele emitida irá determinar as doses de insulina a serem ministradas, indicando como proceder com o tratamento. Geralmente, o aparelho para medir diabetes mostra a quantidade ideal de glicose no sangue, além dos valores que representam a hipoglicemia e a hiperglicemia.

Os glicocímetros presentes no mercado são muito práticos e fáceis de usar. Pelo fato de serem portáteis, podem ser levados na mochila ou bolsa, sendo utilizados em qualquer lugar.

Para o paciente, o funcionamento não tem mistério: a pessoa deve realizar um pequeno furo em um dedo da mão (geralmente o indicador) e extrair uma gota de sangue, depositando-a em uma fita específica, que é introduzida no equipamento. Após alguns instantes, o glicosímetro mostra em sua tela a quantidade de glicose identificada.

Importância do aparelho para medir diabetes 

O paciente tem papel fundamental no controle do diabetes, pois a mudança de hábitos depende exclusivamente da sua persistência e força de vontade. Para tanto, o aparelho para medir diabetes é sempre um aliado. Há três procedimentos básicos que passam a fazer parte da rotina da pessoa diagnosticada com a doença. Confira:

Atenção à alimentação

É preciso evitar alimentos com índices glicêmicos elevados, como doces, massas e pães. Ingerir alimentos que retardem absorção da glicose - carboidratos complexos, como castanhas, nozes e grãos integrais - é fundamental para controlar o nível de açúcar no sangue.

Atividade física regular

A prática de exercícios físicos contribui decisivamente para controlar o índice glicêmico, além de afastar o risco de sobrepeso. O paciente deve assumir uma rotina de treinos, praticando esportes essencialmente aeróbicos.

Verificação do índice glicêmico

É aqui que entra o aparelho para medir diabetes. Estar atento ao índice glicêmico e traçar um comparativo é uma das opções para identificar a evolução - ou involução - da doença. A forma mais prática de realizar esse controle é por meio do glicosímetro.

diabetes

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

E que tal receber dicas semanais do Vivo Cuidados com Diabetes? O serviço de SMS oferece orientação, prevenção e acompanhamento no tratamento do diabetes para uma vida mais saudável.

TAGS
diabetes
controle do diabetes
glicosímetro
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ