Clínica Geral

12/10/2015 07:54 - Atualizado em 17/11/2016 05:06

Entenda como corpo e mente interferem na sua saúde

Hábitos simples devem ser inseridos no dia a dia para garantir o equilíbrio do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Assim como os músculos precisam de cuidados para permanecer saudáveis, o mesmo ocorre com o cérebro e os demais órgãos. Para desfrutar de bem-estar e saúde, corpo e mente devem estar em sintonia.

Mesmo que você tenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas, o estresse no trabalho ou o desânimo do dia a dia podem ter efeitos negativos no seu organismo. O mesmo vale para a situação inversa, quando a pessoa está tranquila, mas é sedentária e não mantém uma dieta equilibrada. Entenda melhor essa relação.

pessoas na ergométrica para trabalhar corpo e mente

Corpo e mente saudáveis

O popular ditado "mente sã, corpo são" tem muito mais embasamento do que imaginávamos. Um estudo conduzido na Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revelou que a mesma proteína conhecida por ser benéfica para a saúde mental, agindo como antidepressivo, também é importante para manter a vitalidade do coração.

A pesquisa ainda está em andamento, mas, se confirmada, tende a explicar a relação bioquímica entre distúrbios emocionais, como depressão, e doenças cardíacas. Ambas as situações são bastante comuns em pacientes, mas permanecem, até o momento, incompreendidas pelos cientistas.

Além dessa descoberta, outros estudos apontam a ligação entre corpo e mente. Por exemplo, é confirmada a influência da nutrição no desenvolvimento cognitivo da criança. Uma alimentação pobre ou até mesmo a falta completa dela reflete diretamente no aprendizado e no rendimento escolar.

Saiba Mais
Viver sozinho diminui a expectativa de vida
Estilo de vida influencia na saúde e na longevidade
Depressão na terceira idade pode ser combatida com exercícios

Ter uma mente saudável também significa mais disposição para as atividades do cotidiano. Sentimentos de tristeza, medo ou ansiedade podem interferir de forma significativa no corpo, provocando sensação de cansaço, dores musculares e de cabeça.

4 dicas para fortalecer o corpo e a mente

Não há dúvidas de que corpo e mente são as duas grandes forças vitais do ser humano e que ambos devem ser zelados para garantir uma vida mais saudável. Pensando nisso, confira algumas dicas simples que podem ser executadas no dia a dia e prometem bons resultados.

1. Pense positivo

A rotina diária tende a ser bastante estressante. Com o mundo cada vez mais conectado e a vida mais atribulada de responsabilidades, é natural nos sentirmos inseguros ou tristes. Para garantir corpo e mente sãos, foque na positividade. Não desanime com os obstáculos da vida. Lute! Cada passo é uma pequena vitória.

2. Exercite-se

Manter-se ativo é fundamental para uma vida saudável. O exercício vai muito além da queima de calorias. Ele contribui para a melhora da circulação sanguínea e para o fortalecimento muscular e ósseo, além de estimular a produção de hormônios importantes para a saúde do homem e da mulher.

3. Alimente-se bem

Já ouviu que "você é o que você come", não é? Por isso, desenvolva o hábito do prato colorido, apostando em legumes, frutas e carnes magras. Além de ficar satisfeito e garantir a ingestão adequada de nutrientes, seu organismo funcionará muito melhor.

4. Esteja cercado por pessoas especiais

As relações humanas são muito importantes para a saúde mental e, por consequência, do corpo. A solidão pode inclusive diminuir a expectativa de vida. Happy hours, viagens e passeios na companhia da família e dos amigos são maneiras simples de garantir muito mais qualidade na sua rotina.

O que você faz para manter corpo e mente em dia? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
solidão
equilíbrio
sociabilidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ