Clínica Geral

17/11/2014 08:04 - Atualizado em 19/06/2016 12:13

Ebola já matou mais de 5 mil pessoas em todo o mundo

Quase 15 mil casos de Ebola foram registrados desde dezembro de 2013.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais de 5 mil pessoas já morreram devido ao vírus Ebola, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira. Ao todo, desde o fim de 2013, foram registrados quase 15 mil casos da doença.

O vice-diretor-geral da OMS, Bruce Aylward, afirma que a média de novos casos semanais pode aumentar no mês de dezembro: "Pode-se chegar de 5.000 e 10.000 casos por semana na primeira semana de dezembro".

O Brasil ainda não teve casos de ebola, e sim apenas uma única suspeita. Em outubro, o guineense Souleymane Bah, deu a entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento do Paraná dizendo sentir os sintomas da doença. O paciente foi levado para o Rio de Janeiro e foi internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Os dois exames efetuados apontaram o resultado negativo.

ebola

Quais são os sintomas do Ebola?

Os sintomas iniciais do Ebola são febre, fraqueza, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Podem ocorrem também vômitos, diarreia, problemas nas funções hepáticas e renais, marcas na pele e até mesmo hemorragia - o que desencarreta a pausa do funcionamento dos orgãos.

O tratamento do Ebola deve ser feito apenas para aliviar os sintomas. Até o momento não existem remédios e nem vacinas que comprovadamente consigam eliminar ou prevenir a doença. É indicado o uso de medicamentos para aliviar a febre, a constante hidratação e uma alimentação balanceada.

O vírus do Ebola pode passar através do contato com o sangue, fluídos corporais, orgãos, roupas ou ambiente onde pessoas infectadas estiveram. Os animais como chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos também podem ter a doença.

Dicas para os viajantes

- Lave as mãos constantemente. Se conseguir, leve consigo uma embalagem de álcool em gel.

- Não fique perto de pessoas que estejam com suspeita.

- Não tenha contato com animais selvagens, sejam vivos ou mortos.

Todos os alimentos que você for consumir devem ser cozidos.

- Se você tiver com algum sintoma da doença, vá imediatamente para o hospital mais próximo.

- Caso você comece a sentir algum sintoma dentro do avião, vá diretamente informar ao comissário de bordo.

- Após voltar de viagem, analise o seu estado por 21 dias. Estima-se que esse seja o período de incubação da doença. Caso você sinta algo suspeito e tenha passado por alguma região infectada, vá até o posto ou hospital mais próximo e informe a sua situação aos médicos.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
saúde
epidemia
vírus

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ