Clínica Geral

24/01/2016 02:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:01

Drible os desconfortos do tempo seco com 6 dicas

A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele e deixar o organismo mais vulnerável a problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tempo seco pode causar muito desconforto. Um dos problemas mais comuns é a irritação das vias superiores, uma área bastante sensível do corpo humano. Os problemas causados podem ir de uma simples rinite até condições mais sérias.

Felizmente, com alguns hábitos saudáveis, é possível minimizar as consequências da baixa umidade e melhorar a qualidade do ar que você respira. Confira as alternativas.

mulher bebe água no tempo seco

Enfrente o tempo seco

1. Beba muita água

É importante que você se mantenha hidratado ao longo de todo o dia. Beba no mínimo dois litros de água diariamente, mesmo se não estiver com muita sede. Sucos naturais também são uma opção.

2. Utilize vaporizadores

Para minimizar o ressecamento e desconforto nas vias respiratórias, utilize umidificadores de ar nos ambientes em que você passa mais tempo, como o quarto. Caso não possua um, você pode espalhar toalhas molhadas e bacias com água pela casa.

3. Recorra à solução fisiológica

Com a secura do ar, muitas pessoas reclamam de ardência nos olhos ou de ressecamento das narinas. Para driblar o problema, utilize solução fisiológica para hidratar e lubrificar essas regiões. Vale lembrar que, com a falta de umidade, os olhos ficam mais vulneráveis a alergias e conjuntivites.

4. Limpe a casa

Com o tempo seco, a sua casa fica mais propensa ao aparecimento de fungos e ácaros, além de acumular poeira, o que pode contribuir para doenças respiratórias. Portanto, mantenha a faxina em dia, passando um pano úmido no chão e nos móveis.

5. Hidrate a pele

Para evitar o aspecto ressecado da pele, evite banhos quentes demorados e aposte no uso de hidratantes. O sabonete líquido também é uma alternativa menos agressiva.

6. Vá com calma nos exercícios

A indicação médica é que as atividades físicas sejam evitadas nos horários em que a umidade fica ainda mais baixa, entre o fim da manhã e o início da tarde. Além disso, os ambientes fechados das academias tendem a deixar o ar ainda mais seco.

Saiba Mais
Evite que a micose de unha estrague o verão do seu filho
Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes
Hidratante para o rosto: Aprenda truques caseiros

Dica extra: Cuidado com o ar condicionado

Especialmente durante o verão, o ar-condicionado se torna um aparelho indispensável. Porém, durante dias de tempo seco, é preciso ficar atento. O indicado pelos médicos é que a temperatura do corpo deve ficar entre 20 e 22 graus, em uma umidade entre 50% e 60%.

O condicionador de ar torna o ambiente não só mais frio, mas também mais seco. Assim, ele deixa o organismo propenso a doenças diversas, especialmente as respiratórias. Também é necessário prestar atenção aos filtros de ar. O acúmulo de sujeira pode levar a infecções pulmonares e a problemas alérgicos.

Conhece mais alternativas para sobreviver ao tempo seco? Deixe um comentário e compartilhe seu conhecimento com outros leitores do Vivo Mais Saudável! Aproveite ainda para ficar por dentro das nossas dicas de saúde.

TAGS
umidade do ar
verão
doenças respiratórias
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ