Drauzio Varella fala sobre saúde em diferentes fases da vida, leia e compartilhe


  • Durante a infância, de quais nutrientes o corpo mais necessita para o crescimento?

    Drauzio Varella: O corpo necessita de todos os nutrientes disponíveis, macro e micronutrientes, para mobilizar energia e construir novos tecidos. Carboidratos, proteínas e gorduras são os macronutrientes. Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. A dieta para ser equilibrada deve conter os macronutrientes necessários e obrigatoriamente os micronutrientes presentes nos vegetais (principalmente nos coloridos).



    O que é metabolismo e que mudanças ele sofre com o passar da idade?

    Drauzio Varella: Metabolismo é o conjunto das reações que acontecem no organismo. Com o passar da idade (envelhecimento) o tempo de resposta do organismo e o metabolismo tornam-se mais lentos, além do indivíduo ter mais chance de complicações. Um bom exemplo, é uma pessoa com idade mais avançada comer churrasco à noite. A digestão desta pessoa será mais lenta em relação a uma pessoa mais jovem.


  • A partir de qual idade o homem deve realizar exames para acompanhar a saúde da próstata?

    Drauzio Varella: O homem com casos de câncer na família deve começar a investigar a partir dos 40 anos de idade. No mais, os exames da próstata podem começar aos 50 anos. Primeiro passo é realizar o PSA, exame de sangue. Se o nível de PSA estiver alto, deve-se combinar este resultado com o do exame de toque retal. De 80%, a chance de diagnosticar câncer de próstata sobe para 90% no segundo tipo de exame.



    Por que praticar atividade física é importante para a saúde?

    Drauzio Varella: O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. A vida sedentária é muito ruim. Não é ‘a atividade física é importante para a saúde’, o raciocínio, é o sedentarismo que acaba com o organismo. Pressão alta, diabetes, problemas articulares... O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório, destruindo vasos sanguíneos. Imagine uma casa maravilhosa com o encanamento ruim. De que adianta!?


ASSUNTOS RELACIONADOS
bem estar
saúde
alimentação saudável
alimentação infantil
saúde do homem
melhorar metabolismo
exame de próstata
câncer de próstata
atividade física
pressão alta
diabetes
drauzio varella

comentários

Veja Também