Dr. Drauzio Varella

ESPECIALIDADE

Oncologia

ONDE ATENDE

Dr. Drauzio Varella

Apresentação

Médico cancerologista, formado pela USP.

O que Trata

Imunidade e saúde.

Formação Acadêmica

No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS.

Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Na Amazônia, região do baixo rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto, apoiado pela FAPESP, é realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.

Cargos e Títulos

Livros publicados:

  • Aids Hoje: 3 volumes em colaboração com os médicos Antonio Fernando Varella e Narciso Escaleira;
  • Estação Carandiru (Companhia das Letras): Prêmio Jabuti de 2000;
  • Macacos (Publifolha): Faz parte da série Folha Explica;
  • Nas Ruas do Brás (Companhia das Letrinhas): Literatura infantil; Prêmio Novos Horizontes da Feira Internacional do livro de Bolonha, Itália, e revelação de autor de literatura infantil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2001;
  • De Braços Para o Alto (Companhia das Letrinhas): Literatura infantil, publicado em 2002;
  • Florestas do Rio Negro: Coordenou a elaboração do livro que, sob a editoria científica de Alexandre de Oliveira e Douglas C. Daly, reúne trabalhos de vários colaboradores sobre a biodiversidade botânica da região amazônica e foi indicado para o Prêmio Jabuti em 2002;
  • Maré – Vida na favela (Casa das palavras): Co-autoria: Paola Berenstein, Ivaldo Bertazzo, Drauzio Varella, Pedro Seiblitz (imagens);
  • Por um Fio (Companhia das Letras): Publicado em 2004;
  • Borboletas da Alma (Companhia das Letras): Publicado em 2006;
  • O Médico Doente (Companhia das Letras): Publicado em 2007;
  • Cabeça do Cachorro (Editora Terrabrasil): Drauzio Varella, Araquém Alcântara e Jefferson Peixoto; Ensaio publicado em 2008;
  • Teoria das Janelas Quebradas (Companhia das Letras): Publicado em 2010;
  • Vencer o Câncer (dendrix): Publicado em 2014.

Clínica Geral

18/12/2014 07:48 - Atualizado em 29/12/2016 12:13

Drauzio Varella fala sobre saúde em diferentes fases da vida, leia e compartilhe

Alimentação saudável na infância, metabolismo, saúde do homem e a importância de atividades físicas regulares do ponto de vista médico.

POR

Dr. Drauzio Varella

  • +A
  • -A

  • Durante a infância, de quais nutrientes o corpo mais necessita para o crescimento?

    Drauzio Varella: O corpo necessita de todos os nutrientes disponíveis, macro e micronutrientes, para mobilizar energia e construir novos tecidos. Carboidratos, proteínas e gorduras são os macronutrientes. Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. A dieta para ser equilibrada deve conter os macronutrientes necessários e obrigatoriamente os micronutrientes presentes nos vegetais (principalmente nos coloridos).



    O que é metabolismo e que mudanças ele sofre com o passar da idade?

    Drauzio Varella: Metabolismo é o conjunto das reações que acontecem no organismo. Com o passar da idade (envelhecimento) o tempo de resposta do organismo e o metabolismo tornam-se mais lentos, além do indivíduo ter mais chance de complicações. Um bom exemplo, é uma pessoa com idade mais avançada comer churrasco à noite. A digestão desta pessoa será mais lenta em relação a uma pessoa mais jovem.


  • A partir de qual idade o homem deve realizar exames para acompanhar a saúde da próstata?

    Drauzio Varella: O homem com casos de câncer na família deve começar a investigar a partir dos 40 anos de idade. No mais, os exames da próstata podem começar aos 50 anos. Primeiro passo é realizar o PSA, exame de sangue. Se o nível de PSA estiver alto, deve-se combinar este resultado com o do exame de toque retal. De 80%, a chance de diagnosticar câncer de próstata sobe para 90% no segundo tipo de exame.



    Por que praticar atividade física é importante para a saúde?

    Drauzio Varella: O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. A vida sedentária é muito ruim. Não é ‘a atividade física é importante para a saúde’, o raciocínio, é o sedentarismo que acaba com o organismo. Pressão alta, diabetes, problemas articulares... O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório, destruindo vasos sanguíneos. Imagine uma casa maravilhosa com o encanamento ruim. De que adianta!?

TAGS
bem estar
saúde
alimentação saudável
alimentação infantil
saúde do homem
melhorar metabolismo
exame de próstata
câncer de próstata
atividade física
pressão alta
diabetes
drauzio varella

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ