Clínica Geral

12/06/2015 07:07 - Atualizado em 03/12/2016 10:11

Dormir pelado traz benefícios para a saúde

Pessoas que dormem sem roupa emagrecem com facilidade e têm menos riscos de diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que dormir pelado é um hábito de 30% dos britânicos? Esse dado, divulgado pela Fundação Nacional do Sono do Reino Unido, mostra como eles estão por dentro de uma atitude muito saudável. Afinal, ir para a cama sem roupa garante não apenas um relacionamento mais feliz, como também previne doenças e ajuda na perda de peso.

Um estudo da empresa de algodão Cotton USA, dos Estados Unidos, descobriu que 57% das pessoas que se declaram plenamente satisfeitas na sua relação amorosa dormem nuas. Esse fato está relacionado com a liberação de oxitocina, o hormônio do amor, que é distribuído pelo corpo após o contato físico com o parceiro.

Está com vergonha de dormir pelado? Saiba por que deixar esse tabu de lado.

dormir pelado

Conheça motivos para dormir pelado

Dormir pelado não é apenas uma forma de aumentar a intimidade do casal, mas sim de melhorar a própria saúde. Com a liberação do hormônio oxitocina, o corpo combate naturalmente o cortisol, conhecido por aumentar os níveis de tensão e estresse. Menos ansiosa, a pessoa também pode reduzir a incidência de inflamações intestinais e hipertensão.

Contra doenças

As mulheres são as mais beneficiadas por dormirem nuas. Como usam absorventes, roupas íntimas, biquínis e peças mais justas, a transpiração fica comprometida, o que dificulta a ventilação no corpo, aumentando a proliferação de fungos e bactérias.

Quando dormem sem roupa, elas permitem que sua pele respire livremente e fique longe da umidade, prevenindo candidíase e outras doenças que afetam a vagina e o tecido epitelial.

Sono tranquilo

O corpo tem a temperatura diminuída durante o sono, quando consegue relaxar. Se você dorme de pijama, o processo demora mais para ocorrer e, como consequência, a noite pode não ser tão tranquila.

Vida sexual mais ativa

Parece óbvio, mas dormir pelado facilita o momento do sexo. A sensibilidade fica mais aguçada e qualquer toque pode despertar um estímulo sexual. Assim, a vida a dois também pode melhorar.

Pele mais bonita

Quando estamos vestidos, o atrito da pele com os tecidos pode interromper a produção de melatonina. Essa substância atua diretamente no sono, sendo também responsável por ajudar no combate ao envelhecimento precoce.

Quando esse hormônio é reduzido, os cabelos e a pele sofrem as consequências, ganhando um aspecto menos saudável.

Dormir pelado pode ajudar no emagrecimento

Por mais inacreditável que pareça, dormir pelado pode contribuir para a perda de peso. Quando vamos para a cama sem roupa, a qualidade do sono é melhorada. Se dormimos mal, liberamos maior quantidade de cortisol, uma substância que provoca ansiedade e compulsão alimentar.

Mas não é apenas essa comprovação que garante a qualidade do sono dos pelados. De acordo com uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, uma em cada três adultos norte-americanos dorme sem roupas. Entre os benefícios desse ato, estão a queima de calorias e uma redução no risco de diabetes.

Quando a temperatura corporal é mais baixa, em função de dormir nu, os níveis de gordura boa aumentam durante a noite. No dia seguinte, o corpo passa a queimar mais calorias e a sensibilidade à insulina melhora, diminuindo os riscos de a pessoa se tornar diabética.

Você acha que dormir pelado dá resultados para a saúde? Comente aqui! E aproveite para conferir as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
qualidade do sono
diabetes
perder peso
candidíase

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ