Clínica Geral

08/12/2014 05:01 - Atualizado em 07/12/2016 01:24

Dores nos ombros: Saiba o que pode causar o problema

Movimentos repetitivos estão entre as principais causas das dores nos ombros.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é uma pessoa ativa, é bem provável que alguma vez já tenha sentido dores nos ombrosAlém de incômodas, elas dificultam a realização de tarefas, pois uma capacidade ampla de movimentos acaba ficando prejudicada.

O problema pode ter diversas causas, como a posição em que a pessoa dorme, a má postura para fazer as atividades do trabalho ou ainda lesões na hora de praticar exercícios físicos. É importante ficar atento às dores e procurar por tratamentos, para que o problema não se agrave.

dores nos ombros

O ombro é uma das articulações mais móveis do corpo, sendo muito usado em todos os movimentos feitos com o braço, e podendo ser facilmente lesionado. Ele é uma complexa estrutura formada por ossos, músculos, tendões e ligamentos - e todas essas partes podem doer. Além disso, todo impacto recebido pela mão ou pelo braço irá se refletir no ombro.

Principais causas das dores nos ombros

Uma das causas mais comuns das dores nos ombros é a tendinite, que ocorre por conta da repetição exagerada e intensa de alguns movimentos. Pode ser devido a uma atividade profissional, em que a pessoa fica muito tempo sentada digitando, ou pela repetição de movimentos em um esporte, sendo algo comum de ocorrer entre atletas.

Outro motivo da lesão pode ser a bursite, que faz com que ocorra um processo degenerativo na vascularização do ombro. Esse problema é causado principalmente pela má postura, tanto quando a pessoa está em pé ou quando sentada.

Entre os profissionais que mais desenvolvem dores nos ombros estão os dentistas, que ficam com o braço levantado por muitas horas, assim como as pessoas que digitam no computador, às vezes em posição inadequada. Para evitar esse problema, o ideal é apoiar o cotovelo na mesa para deixar a musculatura dos ombros relaxada e não sobrecarregar o tendão.

Na prática de atividades físicas, é comum ocorrerem lesões, principalmente nos esporte que exigem o uso do membro superior. Jogadores de vôlei e nadadores estão entre os mais atingidos. Como prevenção, é indicado que, antes de qualquer exercício, seja feito o alongamento das articulações do ombro.

Problemas que as dores podem indicar

Os problemas mais frequentes que estão por trás das dores nos ombros são as artrites, bursites, fraturas, síndrome do ombro congelado, inflamação dos tendões dos músculos e luxações do ombro.

A parte do ombro chamada de “manguito rotador” pode desenvolver tendinite por excesso de uso. Atletas como jogadores de vôlei, tênis, golfe, nadadores e até os jogadores de final de semana mal preparados fisicamente podem desenvolver o problema com facilidade. Todas as pessoas que fazem atividades com braços levantados por muito tempo são candidatos a terem lesões.

A bursite, a osteoartrite e a artrite reumatoide são os principais problemas que causam dores nos ombros. Mas existem várias outras causas, que podem ser identificadas apenas por profissionais qualificados, destacando a importância de procurar um médico sempre que tiver qualquer lesão, por mais simples que pareça ser.

Tratamentos para dores nos ombros

Os tratamentos disponíveis para problemas como a dor no ombro evoluíram bastante nos últimos anos. Os procedimentos podem ser clínicos ou cirúrgicos, tendo o auxílio de opções como a fisioterapia, as massagens e até mesmo a acupuntura, que complementam outros tratamentos.

Gosta das nossas dicas? Então deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ombros
dores
dores musculares
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ