Clínica Geral

19/07/2014 07:00 - Atualizado em 05/12/2016 06:44

Dores nas pernas podem ser sintomas de diversas doenças. Descubra

As dores nas pernas surgem em decorrência de diversos fatores. Conheça as causas mais frequentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os motivos são os mais diversos. Seja pelo fato de trabalhar durante longas horas de pé ou por ter levado uma pancada mais dura durante uma partida de futebol, as dores nas pernas são presença frequente em nossas vidas.

Jovens, adultos e idosos podem sofrer deste mal, que causa um grande incômodo. Porém, uma simples dor pode estar escondendo uma doença mais grave. Conheça algumas das doenças que apresentam este sintoma e fique atento com a sua saúde.

Dores nas pernas de origem muscular

dores-nas-pernasFoto: Shutterstock

As dores nas pernas, na maioria das vezes, tem origem muscular. Elas normalmente ocorrem por contusões na musculatura da coxa ou da panturrilha que podem ser causadas por cargas excessivas de exercício físico ou por algum trauma no local.

Nestes casos, ocorre uma dor contínua no local afetado, limitando alguns movimentos. Repouso e medicamentos para a dor auxiliam no tratamento.

Dores causadas por problemas ósseos

Tumores benignos ou malignos, infecção nos ossos e fraturas antigas podem causar constantes dores nas pernas. Este tipo de doenças são menos comuns de acontecerem e podem ser diagnosticadas com o aparecer de especialistas ou com exames de raios-X.

Porém, quando aparecem são de ala gravidade e dever ser tratadas por ortopedistas o mais rápido possível.  A osteoporose, ao contrário do que muitos pensam, não causa dor. Elas podem aparecer apenas em casos mais graves, onde os ossos se quebram sozinhos.

Dores nas articulações

Quadril, joelho, tornozelo, calcanhar e dedos dos pés são alvos constantes de das dores nas pernas. Estas articulações são muito utilizadas em todo o tipo de atividade física que o corpo realiza, por isso se desgastam muito.

Este desgaste é chamado pelos médicos de osteoartrose e pode se expandir para outras regiões do corpo. Idosos estão mais propensos a este tipo de problema. Gota e artrite reumatoide são outras doenças comuns nas articulações.

Dores nas pernas causadas pelos nervos

Uma doença crônica, como o diabetes, pode causar a deterioração dos nervos das pernas. A neuropatia diabética aparece normalmente em forma de queimação e câimbras, podendo ser acompanhada por formigamento. Com o passar do tempo, a doença pode causar a falta de sensibilidade dos pés.

O esmagamento do nervo ciático pode causar dores desde a região lombar até a ponta dos pés. Este nervo é responsável pela movimentação e sensibilidade das pernas e pode ser comprimido por hérnias de disco ou pelos chamados bicos de papagaio.

Problemas de circulação

Outro caso recorrente de dores nas pernas é a má circulação do sangue por meio das veias e artérias. A insuficiência venosa e as varizes podem causar inchaço e fortes dores, principalmente quando ficamos em pé por muito tempo. Neste caso, colocar as pernas para cima pode ser um remédio. 

Quando a dor ocorre de maneira súbita, pode ser sintoma de trombose venosa. Essa doença é muito perigosa e pode precisar de internação e uso contínuo de anticoagulante. Qualquer suspeita desse tipo é motivo para procurar um médico.
A claudicação intermitente atinge as artérias da perna. É caracterizada pela dor quando a pessoa percorre distâncias maiores em caminhadas. O tratamento é feito pelo controle de fatores como o diabetes, pressão arterial e colesterol.

Gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.

TAGS
doloridas
dor nas pernas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ