Clínica Geral

05/07/2014 12:00 - Atualizado em 29/11/2016 12:40

Dor nas costas pode indicar erros de postura. Confira como amenizar o incômodo

Adotando alguns hábitos é possível se livrar da dor nas costas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Atos comuns da nossa rotina como dirigir, dormir e caminhar, podem gerar problemas na coluna. Quando realizados de forma errada, podem resultar em forte dor nas costas, atrapalhando a execução de atividades simples no dia a dia.


Maus hábitos geram dor nas costas

dor-nas-costasFoto: Shutterstock

A postura, aliada ao sedentarismo, à obesidade e ao tabagismo, está entre os hábitos inadequados que também favorecem a ocorrência de dor nas costas, principalmente localizada na região lombar e na coluna cervical.

Entre todas as ações que um indivíduo pode ter para favorecer a dor nas costas, a principal vilã é mesmo a má postura, seja no trabalho, em casa ou na escola, por exemplo. O agravante é que a repetição do hábito pode levar ao desenvolvimento de hérnia de disco, de escoliose até de lombalgia.

 

Dor nas costas pela má postura no carro

A postura ideal no carro é sentada, apoiando por completo a coluna vertebral, encaixando a lombar e os glúteos totalmente no banco. É necessário que o corpo fique o mais próximo de um ângulo de 90 graus e que o encosto da cabeça esteja o mais alinhado possível.

Para evitar a dor nas costas, os joelhos devem ficar na mesma altura dos quadris e não muito dobrados, a uma distância em que seja possível alcançar nos pedais. Já os braços no volante não devem ficar muito elevados, pois isso aumentará a tensão sob os ombros.


Dor nas costas pela má postura no computador

Com o avanço da tecnologia e da comodidade que ela proporciona, crescem as queixas de dor nas costas em razão do longo período que as pessoas permanecem na mesma posição.

Isto acontece, por exemplo, ao utilizar o computador no sofá ou na cama, locais onde a adoção de uma boa postura é mais difícil. Nestes casos, ao desligar o computador e se levantar, é provável sentir dor em alguma parte do corpo.

Sempre que usar o computador, a coluna deverá estar alinhada e encostada por inteiro na cadeira. Evite sentar em cima das pernas e mantenha a tela do computador na linha dos olhos.

Se o aparelho estiver baixo ou alto demais, irá gerar um aumento na tensão da musculatura, elevando o risco de patologias e de dor nas costas.

A altura da mesa e a cadeira devem estar reguladas de acordo com a necessidade do usuário. Os braços precisam estar sobre os apoiadores da cadeira e, os ombros, longe das orelhas. Lembre-se de fazer alongamentos antes e após a atividade e de se levantar periodicamente.


Dor nas costas pela má postura ao andar

Os problemas de má postura em pé são similares aos da postura sentada. Da mesma forma, também podem gerar desalinhamento no quadril e na porção final da coluna, dores em membros inferiores, lombalgia e dor nas costas. O corpo precisa estar o mais alinhado possível durante a caminhada.

A cabeça deve estar ereta e, os ombros, em linha reta. Para proteger a coluna vertebral, tente manter o abdômen contraído. Já os quadris devem seguir as passadas para frente e para trás, bem como os membros superiores devem movimentar-se junto com o andar das pernas. Enquanto você pisa, o calcanhar deverá ser o primeiro a tocar no chão, seguido pela planta e, por último, pela ponta do pé. 

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ