Clínica Geral

13/10/2015 08:36 - Atualizado em 03/12/2016 11:04

Dor nas costas? Lumbago é mais comum do que você imagina

Aquele desconforto na região lombar pode ser facilmente prevenido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As dores nas costas são comuns, mas também são muito incômodas, atrapalhando até mesmo as atividades mais simples do dia a dia. E quem nunca sentiu um desconforto na lombar? Essa dor é chamada de lumbago e pode ocorrer por diversas razões.

O problema costuma passar em alguns dias e não indicar nada sério, apenas a consequência da má postura ou até mesmo do estresse. Porém, quando persiste por mais tempo, também pode ser sinal de alguma doença mais grave. Confira algumas dicas bastante eficazes para amenizar e até mesmo prevenir as dores na área inferior das costas.

costas doendo com lumbago

Entenda o que é o lumbago

Também conhecido como lombalgia, o lumbago é uma dor nas vértebras lombares, região inferior das costas. Pode afetar a musculatura, os ligamentos, os nervos e os discos intervertebrais.

A condição pode ser causada por diferentes motivos. Entre os principais, estão:

- Tensões e compensações musculares

- Desvios da coluna (lordose, escoliose)

- Doenças renais

- Hérnias de disco intervertebral

- Artrite e artrose

- Estresse e sobrecargas emocionais

- Prisão de ventre e problemas intestinais, que repercutem na zona posterior.

Além da dor na parte inferior das costas, o lumbago também pode causar a rigidez e a redução dos movimentos. Esses sintomas podem durar alguns dias ou se converter em um transtorno crônico.

Para tratar o problema, existem algumas medidas naturais que ajudam a aliviar a dor, como esquentar a região lombar colocando uma esteira, manta elétrica, bolsa de água quente ou até mesmo um cobertor de lã. Repousar e manter uma boa postura - seja deitado, em pé ou sentado - também amenizam os sintomas.

Caso o lumbago não melhore em no máximo três dias, ou apresente sintomas muito intensos, um médico deve ser consultado, pois o problema pode estar relacionado com doenças mais graves. Assim, o profissional identificará a real causa das dores e indicará o tratamento adequado.

Saiba Mais
Saiba como evitar a hérnia de disco lombar
Conheça as diferenças entre artrite e artrose
Postura corporal errada prejudica a beleza

Previna o problema

O lumbago pode ser facilmente prevenido: basta adotar alguns cuidados no dia a dia e manter hábitos saudáveis.

O primeiro deles é a boa postura. Sentar-se ereto, sem cruzar as pernas e com as costas retas, especialmente se for ficar muito tempo na mesma posição, é uma das principais maneiras de evitar dores e lesões nas costas.

Praticar atividades físicas regularmente também contribui para prevenir o problema, pois ajuda a fortalecer a musculatura das costas e manter a mobilidade. É indicado fazer exercícios aeróbicos, cardiovasculares e de alongamento diariamente. Natação e bicicleta são boas opções.

Outro fator importante é a posição para dormir. O ideal é deitar-se de lado ou de costas para que a coluna fique reta. A qualidade do colchão e a altura do travesseiro também influenciam e devem ser adequados para cada pessoa.

Usar sapatos confortáveis e evitar ficar muito tempo com salto alto é mais uma medida. Os pés possuem as terminações nervosas de todo o corpo, afetando a saúde do resto do organismo.

Por fim, indica-se ter cuidado ao carregar objetos pesados. Para levantar peso é preciso manter uma postura adequada, não forçando as costas ou o pescoço e dobrando os joelhos para alcançar o objeto.

Gostou do artigo? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lombar
hérnia de disco
lordose
má postura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ