Clínica Geral

07/10/2015 07:53 - Atualizado em 04/12/2016 02:59

Dor nas articulações pode indicar problemas reumáticos

Caso não haja alívio do sintoma, pode haver inflamação das articulações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aproximadamente 15 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de dor nas articulações, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os sintomas mais citados, estão desconforto, sensação de queimação, inflamação, rigidez e até limitação dos movimentos.

Causas da dor nas articulações

Estruturas complexas, as articulações incluem, além das extremidades dos ossos, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tensões e bursas. São as articulações que permitem que a gente se movimente. E é justamente por causa dos movimentos constantes que as articulações estão sujeitas a lesões e dores.

homem com dor nas articulações do joelho

A dor nas articulações pode decorrer de uma lesão ou ser sinal de uma doença. De qualquer forma, é importante investigar as causas para garantir que aquele leve desconforto não resulte depois em um problema muito mais grave.

Para o diagnóstico adequado, é preciso consultar um especialista. A osteoartrite, caracterizada pela degeneração das cartilagens, é a causa mais frequente de dor nas articulações em adultos com mais de 45 anos.

Outra possível causa é a artrite reumatoide, uma doença autoimune que provoca rigidez e inflamação nas articulações. Também causam dores nas articulações enfermidades como gota, hepatite, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, febre reumática, osteomielite e tendinite.

Saiba Mais
Skate queima calorias e fortalece articulações
Conheça as diferenças entre artrite e artrose
Conheça as causas e os tratamentos para o reumatismo

Como evitar as dores articulares

Caso a dor nas articulações ocorra inesperadamente, aplique gelo ou calor. Se não houver alívio, a orientação é procurar ajuda médica para obter o diagnóstico e buscar tratamento.

Antes de sentir qualquer dor, lembre-se de que é possível evitar problemas. Entrar em forma é uma das maneiras, já que o excesso de peso aumenta a pressão nas articulações. Além disso, quando a pessoa está fora do peso ideal, sua maneira de andar se modifica.

A obesidade também está associada ao sedentarismo e a músculos menos tonificados, que sobrecarregam as articulações.

Uma forma de prevenir esse desconforto e também agregar uma série de benefícios à saúde é praticar atividades físicas, essenciais para manter as articulações em bom funcionamento. Exercícios melhoram o equilíbrio e controlam o excesso de peso. Além disso, fortalecem os músculos, que, tonificados, diminuem a sobrecarga nas articulações e, como consequência, reduzem a dor.

A mudança na alimentação também pode favorecer os planos de acabar com as dores articulares. Alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, espinafre e couve são fontes importantes de nutrientes que ajudam a manter a densidade dos ossos e previnem complicações como a osteoporose.

E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
artralgia
tendinopatia
reumatismo
artrite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ